Após três anos consecutivos de crescimento, valor da produção da silvicultura caiu 5% em 2019 na comparação com o ano anterior

Imagem

Segundo o IBGE, o valor da produção da silvicultura caiu 5,0% em 2019 na comparação com o ano anterior, atingindo R$ 15,5 bilhões. O principal motivo da redução, foi a queda na produção de celulose (-11,0%), principal produto na geração de valor da silvicultura, em sequência, a madeira em tora demonstrou uma redução de 3,0% no valor de produção, e o carvão vegetal menos 4,0%.

O único produto madeireiro que apresentou algum crescimento no valor da produção foi a lenha, com percentual equivalente a 1,1%, passando de 2,1 bilhões para 2,2 bilhões. Em contrapartida, os produtos não madeireiros da silvicultura, todos apresentaram crescimento em valor da produção em 2019, destacando-se a resina com aumento de 2,6% e a casca de acácia-negra com 29,4%.

Porém, houve um crescimento na área de florestas plantadas no país (+1,2%), somando 10 milhões de hectares no total. Desses, 96,1 %, correspondem as culturas de pinus (2,0 milhões de hectares) e eucalipto (7,6 milhões de hectares), situados em sua maioria nas regiões Sul e Sudeste do país (63,8%).

Fonte: Ifag

Áreas de atuação

Veja também

Mais

Mais de 140 vagas e salários que podem ultrapassar 10 mil reais

Conservação

Conservação ambiental avança com apoio dos produtores rurais, indica pesquisa

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Imagem