Atendimento médico e cidadania movimentam Ouvidor

Michelle Rabelo

De atendimento oftalmológico a cadastro de CPF, passando por teste de glicemia e corte de cabelo. No último sábado (29/11) o município de Ouvidor recebeu o Campo Saúde, que movimentou a Escola Municipal Professora Ediene da Silva Dias. Com mais de 1.500 pessoas atendidas, o programa realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Goiás, contou com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária (Faeg), do Sindicato Rural de Catalão, da prefeitura de Ouvidor e da Vale Fertilizantes SA.

Para fazer a abertura oficial do evento, o presidente da Faeg e do Conselho Administrativo do Senar de Goiás, José Mário Schreiner, não poupou elogios. “Estou vendo aqui em Ouvidor o Campo Saúde mais organizado que realizamos até hoje e isso é resultado das parcerias. Isso nos deixa muito sensibilizados. É o sinal de que juntos podemos mudar para melhor a realidade de quem vive no campo. Todos os programas do Senar Goiás objetivam isso: fazer com as pessoas mudem para melhor, seja na área da saúde, da educação ou em muitas outras áreas”, disse, emocionado.

Para a diarista Shirley Pereira, 50 anos, programas como o Campo Saúde trazem dignidade para quem vive na zona rural. Ela foi até a escola em busca de atendimento dermatológico. “Tenho uma alergia na perna desde criança, mas ela vem piorando com o tempo. Falta médico especialista aqui em Ouvidor e sempre que preciso tenho que correr em Catalão”, explica.

Sábado animado

Durante todo o dia, a população que passou pelo local teve acesso ainda a atendimentos nas áreas de urologia, dermatologia, ginecologia, pediatria e ortopedia. Além disso, homens com idade acima de 40 anos puderam fazer exame Preventivo ao Câncer de Próstata (PSA). O resultado, que fica pronto dentro de 20 dias, é enviado ao Posto de Saúde mais próximo e, em caso de apresentar alguma alteração o paciente é encaminhado à Unidade de Saúde da cidade.

Para as mulheres, a realização de exames preventivos. Para a criançada, palestras sobre saúde bucal e escovação. Por fim, para toda a população, aferição de pressão arterial, cálculo de índice de Massa Corporal (IMC) e orientação alimentar feita por nutricionistas.

Quem reservou o sábado para cuidar da saúde também pôde obter orientações sobre o Cadastro Único, a Bolsa Família e outros serviços de assistência social, fazer as unhas com manicures contratadas pela prefeitura e conhecer de perto o trabalho feito pela Vale Fertilizantes. Apresentações culturais – como dança, capoeira e música – também animaram o dia.

O lavrador Carlos Pereira, 41 anos, foi até Ouvidor com as duas filhas e a esposa. Ele mora na zona rural da cidade e conta que a agente de saúde que visita sua casa periodicamente falou sobre a necessidade de fazer o exame Preventivo ao Câncer de Próstata (PSA).

Saúde e cidadania

Durante a solenidade de abertura, José Mário Schreiner falou sobre os programas do Senar Goiás e os esforços da Faeg para representar o produtor. Ele também falou sobre a alegria de poder representar as entidades e fazer parte da história de quem mora no campo e sonha em melhorar de vida.

A estudante Andressa dos Santos, uma das finalistas da categoria Redação do programa Agrinho, leu seu texto e foi aplaudida de pé. O também estudante Luciano Lacerda, dividiu as palmas com a amiga. É dele o melhor desenho da categoria Educação Especial nas regiões Sul e Sudeste.

Ao final da solenidade de abertura José Mário entregou, simbolicamente, certificados do Pronatec, fez o descerramento da placa e plantou a muda de Ipê Amarelo, símbolo do programa.

Áreas de atuação

Veja também

Aumento

Análise

Aumento da taxa de juros do FCO encarece credito para produtor rural

Fruticultura

Notícias

Fruticultura da manga: Senar Goiás lança curso para estimular cultivo no estado

Palestra

Notícias

Palestra “Do Bezerro ao Boi Gordo” destaca integração tecnológica no ciclo pecuário

Imagem