AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Atendimento oftalmológico é destaque no Campo Saúde

Imagem

{responsivegallery}caminho/da/pasta{/responsivegallery}2014-06-16 capa okMichelle Rabelo

Com cerca de 15 mil habitantes, o município de Paraúna foi cenário de mais um Campo Saúde: programa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Goiás. Os atendimentos começaram às 8 horas e seguiram até o final da tarde de sábado (14). Esta edição do programa, que contou com a parceria da Prefeitura e do Sindicato Rural (SR) do município, aconteceu na Creche Dona Ronan da Silva.

Compuseram a lista de atendimentos oferecidos à população, especialidades como angiologia, pediatria, ginecologia, cardiologia, dermatologia e ortopedia. Além disso, homens com mais de 40 anos puderam fazer o exame preventivo ao câncer de próstata. Teste de glicemia, aferição da pressão arterial e cálculo do índice de Massa Corporal (IMC) também foram oferecidos.

Sempre que um município é selecionado para receber o programa é realizado um diagnóstico da situação da saúde no local. Segundo o secretário municipal de saúde, Luiz Alves de Sousa, a principal demanda de Paraúna é por especialistas, já que na cidade só atendem clínicos gerais. “Aqui temos 14 médicos, porém apenas 1 é especialista. Quando trata-se de um caso mais grave o paciente é encaminhado para São Luiz, Santa Helena, Goiânia ou Rio Verde”.

Fora os atendimentos na área da saúde, a população que compareceu ao Campo Saúde de Paraúna teve acesso a corte de cabelo gratuito, orientações de assistentes sociais e pacotes de arroz colhidos da lavoura comunitária da cidade. Representando o Senar Goiás, o supervisor regional Renildo Marques agradeceu as parcerias e deu boa vindas aos presentes.

Destaque para oftalmologia

2014-06-16 felicianaAo todo, 928 pessoas passaram pelo local. Destas, 203 foram atendidas pelos oftalmologistas. Feliciana Francisca de Oliveira, 83 anos, foi uma das que saíram de casa para “faze exame de vista”. A aposentada possui um par de óculos que pouco fica no rosto e conta que a idade vem agravando ainda mais os problemas da visão.

Os olhos azuis parecem atentos, mas ela brinca que a cada dia sente mais dificuldade de ler as palavras. Feliciana diz que ficou sabendo do Campo Saúde por meio de um anúncio feito por um carro de som e logo pediu à nora que a levasse para “ver um médico”.

Além dos moradores da cidade, famílias do povoado Baiinha e do assentamento Ponte de Pedra receberam atendimento no evento. As pessoas foram transportadas por um ônibus disponibilizado pela Prefeitura.

Sem preconceito

2014-06-16 psaPara a biomédica Zeli Alves, o maior aliado do câncer de próstata é o preconceito, que impede a procura, por parte dos homens com mais de 40 anos, pelo exame. Ela conta que no primeiro momento é feito apenas um exame de sangue. Se este apresentar alguma irregularidade o paciente passa pelo temido exame do toque. “Não sei e é comodismo, medo, ideia de que o masculino é o sexo forte ou se é tudo isso junto. O fato é que os homens não procuram atendimento médico”, alerta a profissional da saúde.

A indicação é que homens que passaram dos 40 façam o exame anualmente. Muita gente que esteve no Campo Saúde cumpriu à risca a orientação. É o caso de Manoel Alves de Oliveira, 44 anos, que reconhece a importância de cuidar da saúde. “É melhor prevenir do que remediar”, brinca. Além de Manoel outros 26 homens fizeram o exame.

Visual novo

Além dos atendimentos médicos teve gente que reservou o sábado para cuidar do visual. Circe Roiel e outras 22 pessoas passaram pelas mãos da cabelereira Cida de Souza, que há 24 anos elegeu a tesoura como fonte de renda. Cida já participou de outras edições do Campo Saúde e conta que a procura pelo corte de cabelo faz sucesso, principalmente entre as mulheres.

No final da manhã o prefeito, Edson Ferro e o supervisor regional, Renildo Marques, descerraram a placa do programa – colocada em todas as instituições que recebem o Campo Saúde – e plantaram a muda de Ipê Amarelo, símbolo do programa. {responsivegallery}2014/Programas/campo-saude/camposaude-parauna-16-06-2014-fredoxcarvalho{/responsivegallery}

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Notícias

Senar Goiás oferece curso sobre fertilidade do solo e adubação

União

Notícia

União Europeia já fala na possibilidade em adiar lei antidesmatamento até 2025

Empreendedorismo

Notícia

Empreendedorismo da cidade ao campo

Imagem