Atualização da Produção Agrícola Municipal destaca soja, milho e cana-de-açúcar

Imagem

Foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Produção Agrícola Municipal (PAM), os dados são de extrema relevância e apresentam a conjuntura da agricultura no Brasil.

Levando em consideração as culturas cultivadas no Brasil, a soja foi destaque, assim como o milho e a cana-de-açúcar. Em Goiás, a soja ficou em 4º lugar no ranking nacional, apresentando crescimento de 11%, com produção de 15,2 milhões de toneladas em 2022. Já o milho, apresentou uma leve redução na produção, queda de -0,38%, no entanto, também ficou em 4º lugar na produção nacional, com 10,7 milhões de toneladas.

Analisando os municípios de Goiás, os destaques para a soja são: Rio Verde, Jataí, Cristalina, Paraúna, Montividiu, Catalão, Ipameri, Mineiros, Chapadão do Céu e Silvânia. A produção de Rio Verde em 2022, chegou a 1,6 milhões de toneladas, o município contribuiu com 10,7% da produção de soja total do estado de Goiás. Jataí e Cristalina também apresentaram ótimos números, com 1,1 milhões de toneladas e 1,0 milhão, respectivamente. Para o milho o cenário não foi muito diferente, com exceção de Santa Helena de Goiás, Paraúna e Caiapônia que não estavam presentes no ranking da soja, mas estão entre os 10 maiores produtores do cereal no estado.

Levando em consideração a produção de cana-de-açúcar, Goiás está em 2º lugar no ranking, com 73,5 milhões de toneladas, demonstrando crescimento de 2,1% em relação ao ano de 2021. Os municípios de Goiás que são destaques na produção, são: Quirinópolis, Goiatuba, Itumbiara, Mineiros, Bom Jesus de Goiás, Chapadão do Céu, Jataí, Edéia, Gouvelândia e Porteirão. O município líder, Quirinópolis, produziu 6.5 milhões de toneladas, crescimento de 10%, Goiatuba e Itumbiara, apresentaram produção de 4,2 milhões de toneladas e 4,0 milhões, respectivamente.

Em relação ao valor da produção, Goiás é o 5º colocado no ranking nacional, com um valor estimado em R$ 77,1 bilhões, crescimento de 9,29% em 2022. Os municípios que lideram o valor da produção no estado são: Rio Verde, Jataí e Cristalina. Analisando todo o Brasil, Goiás tem 14 municípios entre os maiores valores de produção nacional. As informações só confirmam a importância da produção goiana para o Brasil.

Conteúdo elaborado pelo Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) com dados do IBGE

Áreas de atuação

Veja também

Faeg

Notícias

Faeg conquista de linha de crédito do FCO para aquisição de equídeos de trabalho

VBP

Notícia

VBP da Agropecuária deve crescer 13,1% em 2025

Controle

Controle e erradicação da Brucelose e Tuberculose Bovina e Bubalina no Estado de Goiás têm normatização

Imagem