Foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Produção Agrícola Municipal (PAM), os dados são de extrema relevância e apresentam a conjuntura da agricultura no Brasil.
Levando em consideração as culturas cultivadas no Brasil, a soja foi destaque, assim como o milho e a cana-de-açúcar. Em Goiás, a soja ficou em 4º lugar no ranking nacional, apresentando crescimento de 11%, com produção de 15,2 milhões de toneladas em 2022. Já o milho, apresentou uma leve redução na produção, queda de -0,38%, no entanto, também ficou em 4º lugar na produção nacional, com 10,7 milhões de toneladas.
Analisando os municípios de Goiás, os destaques para a soja são: Rio Verde, Jataí, Cristalina, Paraúna, Montividiu, Catalão, Ipameri, Mineiros, Chapadão do Céu e Silvânia. A produção de Rio Verde em 2022, chegou a 1,6 milhões de toneladas, o município contribuiu com 10,7% da produção de soja total do estado de Goiás. Jataí e Cristalina também apresentaram ótimos números, com 1,1 milhões de toneladas e 1,0 milhão, respectivamente. Para o milho o cenário não foi muito diferente, com exceção de Santa Helena de Goiás, Paraúna e Caiapônia que não estavam presentes no ranking da soja, mas estão entre os 10 maiores produtores do cereal no estado.
Levando em consideração a produção de cana-de-açúcar, Goiás está em 2º lugar no ranking, com 73,5 milhões de toneladas, demonstrando crescimento de 2,1% em relação ao ano de 2021. Os municípios de Goiás que são destaques na produção, são: Quirinópolis, Goiatuba, Itumbiara, Mineiros, Bom Jesus de Goiás, Chapadão do Céu, Jataí, Edéia, Gouvelândia e Porteirão. O município líder, Quirinópolis, produziu 6.5 milhões de toneladas, crescimento de 10%, Goiatuba e Itumbiara, apresentaram produção de 4,2 milhões de toneladas e 4,0 milhões, respectivamente.
Em relação ao valor da produção, Goiás é o 5º colocado no ranking nacional, com um valor estimado em R$ 77,1 bilhões, crescimento de 9,29% em 2022. Os municípios que lideram o valor da produção no estado são: Rio Verde, Jataí e Cristalina. Analisando todo o Brasil, Goiás tem 14 municípios entre os maiores valores de produção nacional. As informações só confirmam a importância da produção goiana para o Brasil.
Conteúdo elaborado pelo Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) com dados do IBGE