Mais de 200 produtores de leite do município de Caiapônia e região participaram, nesta quinta-feira (9), de seminário promovido pelo 4º Goiás Leite no município.
Com uma bacia leiteira em franco desenvolvimento, o município possui uma produção anual de cerca de 20 mil litros de leite, segundo Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Preocupados em ampliar produção, mas também garantir qualidade da matéria-prima os pecuaristas de leite discutiram as regras de qualidade do produto vigentes, atualmente, no país.
Com melhor qualidade, a chance de os produtores receberem mais pelo litro de leite fornecido à indústria aumenta.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Caiapônia, Ailton Vilela (foto acima, ao microfone), levar ao município eventos nesse formato ajuda a entidade a disseminar informação e contribui para que o setor de pecuária leiteira na região dê passos adiante.
O Sindicato foi parceiro do Sistema Faeg/Senar na realização do evento que, na ocasião, foi representado pelo presidente, José Mário Schreiner (foto ao lado, falando aos produtores).
Ao falar com os produtores presentes, José Mário reforçou a necessidade de investimento em informação e capacitação da cadeia leiteira.
Eleito como o ano do leite pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), entidade mãe do Sistema Faeg/Senar e Sindicatos Rurais, o ano de 2013 está sendo marcado por uma série de ações para o setor.
José Mário explica que, além dos cursos e treinamentos oferecidos para área pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), a entidade tem dado atenção especial aos programas Balde Cheio e Leite Legal.
“Temos alcançado resultados surpreendentes. Isso nos prova que com orientação e assistência técnica nossos produtores de leite, sobretudo os pequenos, conseguem produzir mais, com mais qualidade, gerando renda suficiente para manter suas famílias no campo”, disse.
Em primeira mão, José Mário anunciou que Goiás foi escolhido pelo Senar Central e pela CNA para sediar o Centro de Excelência em Leite no país.
“O estado dará um salto na produção de leite e se tornará uma referência nacional. Já somos o quarto maior produtor de leite do país, mas seremos o exemplo de excelência”, comemorou.
O vice-prefeito do município, Marcus Vinícius de Oliveira (de manga longa na foto), também prestigiou representando o prefeito. Ressaltou a importância econômica e social que o leite tem na região.
A opinião do vice-prefeito foi reforçada por representantes de Sindicatos Rurais de oito municípios da região que estiveram presentes no evento, tamanho interesse em otimizar a qualidade da produção de leite na localidade.
Participaram os presidentes de Sindicatos Rurais de Bom Jardim de Goiás, Joaquim Vilela; Arenópolis, Gilson Horbylon; Doverlândia, Bruno Heuser Higino; Mineiros, Fernando Mendonça; Serranópolis, Edivan de Oliveira; Jataí, Ricardo Peres; Piranhas, Dermison Ferreira e o tesoureiro do Sindicato de Iporá, Aristeu Jorge.
Fotos: Poliana Sasi