AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Bom momento no mercado de frango não se reflete ao produtor integrado

Imagem

Avicultor não consegue deixar a atividade, mas também tem dificuldades em investir em crescimento e infraestrutura

Apesar dos bons resultados nas exportações de carne de frango no primeiro bimestre deste ano, com fevereiro atingindo recorde em volume embarcado desde 1997, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o avicultor integrado ainda não vê suas margens de lucro engrossarem.

De acordo com o presidente da da Associação Brasileira dos Avicultores Integrados, Fernando Cézar Ribeiro, o produtor integrado é pago anteriormente pela integradora, e os bons resultados com o aumento nas vendas e preços pagos não está chegando nas mãos do avicultor.

Em todo o Brasil, estamos discutindo com as empresas, apresentando os custos de produção, para tentar equacionar isso. Em Brasília, por exemplo, o reajuste do preço pago ao produtor pela integradora vai ser menor do que o acumulado da inflação no último ano , disse.

De acordo com o presidente da entidade, como o avicultor já tem estruturas muito específicas, não consegue sair da atividade. Há uma perspectiva muito boa para a avicultura brasileira, de crescimento, mas como investir em crescimento, em estrutura, se o que é pago mal cobre os custos de produção? , questiona.

Segundo Ribeiro, o avicultores integrados precisam se unir, se capacitarem e profissionalizarem para poderem negociar de forma mais justa os preços com as integradoras.

Para ele, a iniciativa da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de oferecer a capacitação, prevista no Cadec Brasil, é importante e deve ser aproveitada.

Na última terça-feira, a CNA reuniu produtores rurais, pesquisadores e representantes de federações estaduais de agricultura e pecuária para discutir as ações para 2020 e pontuou a implantação de comissões para acompanhamento, desenvolvimento e conciliação da integração (Cadecs), por meio de fóruns estaduais.

O programa Cadec (comissão para acompanhamento, desenvolvimento e conciliação) Brasil da CNA é um conjunto de soluções para os produtores integrados de aves e suínos, que tem como principais objetivos a distribuição justa dos resultados da integração, diminuição da assimetria informacional que predomina no setor e equilíbrio de forças nas negociações entre produtores integrados e agroindústria.

imagem: Divulgação

Fonte: Notícias Agrícolas

Comunicação Sistema Faeg/Senar

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Notícia

Senar Goiás oferece curso para prevenir e combater incêndios em áreas agrícolas

Festa

Notícia

Festa de sabores que dura o ano todo

Soja

Notícia

Soja e milho sofreram pequenas variações na produção na Safra 23/24

Imagem