AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Brasil lidera ranking de aumento de produtividade, com 4,28% ao ano

produtividadeEstudos feitos pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) mostram que o Brasil é um dos países em que a produtividade mais cresce, com aumento de 4,28% ao ano de 2006 a 2010, seguido de China (3,25%), Chile (3,08%) e Japão (2,86%). A informação foi divulgada na sexta-feira (12), em nota, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que informou, ainda, que o estudo foi publicado na revista EuroChoices agri-food and rural resource issues, na edição de 2017.

Segundo o consultor técnico da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Cristiano Palavro, o setor produtivo rural tem conquistado incrementos muito significativos de produtividade nos últimos anos, fruto de um trabalho conjunto de todos os profissionais ligados ao campo e os produtores rurais. “Temos conseguido alavancar nossos patamares produtivos introduzindo cada vez mais tecnologia e práticas inovadoras no campo, incrementando nossa produção não só em tamanho, como também em qualidade e sustentabilidade", explicou.

Para o coordenador-geral de Estudos e Análises da Secretaria de Política Agrícola do ministério, José Garcia Gasques, ao longo dos últimos 50 anos, o crescimento da produtividade permitiu ofertas mais abundantes de alimentos a preços mais baratos. Segundo ele, no Brasil, isso pode ser verificado pela redução dos preços reais de grãos relevantes na alimentação humana, como, por exemplo arroz, milho, soja e trigo.

Entre 1975 e 2015, a taxa média de crescimento da produtividade agropecuária no Brasil foi de 3,58% ao ano. Na década de 2000, a média foi de 4,08% ao ano.

Fonte: Estadão, com informações da Faeg
Foto: Fredox Carvalho

Áreas de atuação

Veja também

Preço

Notícias

Preço do quilo do café está mais caro do que um dia trabalhado de quem ganha um salário mínimo

Conecta

Notícias

Conecta Produtor: aplicativo que ajuda a avaliar resultados já utilizado em 100 mil propriedades

Senar

Notícias

Senar Goiás bate recorde em 'Assistência Técnica e Gerencial' para produtores de leite

Imagem