Cana de Açúcar 2024/25: Conab aponta que Centro-Oeste se mantém como a segunda maior área produtora do país.

Imagem

Foi divulgado nesta quinta-feira (28), o 3° levantamento da safra 24/25 da cana-de-açúcar pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Os dados revelam uma redução significativa na produção de cana-de-açúcar no Brasil em comparação à safra anterior, com uma estimativa de queda de 4,8% em relação à safra 2023/24, resultando em uma produção projetada de 678,67 milhões de toneladas. Apesar da retração, o Brasil continuará a ocupar a posição de maior produtor mundial de açúcar, mesmo enfrentando condições climáticas menos favoráveis que no ciclo anterior, além da constante oferta do biocombustível. Outro ponto importante a se destacar foi as queimadas nos canaviais que atingiu negativamente a produtividade na atual safra, pois o fogo consumiu vários talhões de cana em plena produção.

No contexto regional, o Centro-Oeste, que se destaca como a segunda maior área produtora do país, o levantamento indica um aumento na produção para 148,62 milhões de toneladas, representando um crescimento de 2,5% em relação à safra anterior. Em Goiás, especificamente, o rendimento médio estimado para a atual temporada é ligeiramente superior ao da safra passada, beneficiado por boas precipitações pluviométricas e investimentos em práticas culturais. Para a temporada 2024/25, com o crescimento da área cultivada e um rendimento um pouco melhor que a última temporada, a produção estimada para a atual temporada deve ficar um pouco acima da obtida na safra anterior. A produtividade do estado por hectares está estimada em 81,51 kg/ha, aumento de 1,6% comparado ao ciclo anterior 23/24. A produção da cultura também apresentou acréscimo de 4,1% referente ao último ciclo, chegando a 79,76 mil toneladas.

Em relação à produção de etanol derivado da cana-de-açúcar, a estimativa nacional aponta para 28,8 bilhões de litros, um aumento de 1,4%. Em Goiás, a expectativa é de um incremento ainda mais significativo, com a produção projetada em 4,88 bilhões de litros, o que representa uma alta de 2,8% em relação ao ciclo 2023/2024.

Fonte: Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB)

Comunicação Sistema Faeg Ifag

Áreas de atuação

Veja também

Declaração

Notícias

Declaração obrigatória de rebanho em Goiás deve ser feita até 15 de julho

Aumentam

Notícias

Aumentam a criação de ovinos e o número de produtores assistidos pelo Senar Goiás

Eficiência

Notícias

Eficiência na gestão e sucessão familiar

Imagem