A batalha entre mouros e cristãos pela reconquista da península Ibérica será representada, neste fim de semana, nas cavalhadas do município de Corumbá de Goiás, realizadas pela Associação das Cavalhadas de Corumbá de Goiás (Asca). O Sistema Faeg/Senar e Sindicato Rural de Corumbá de Goiás são apoiadores do evento.
Esta semana, o presidente da entidade, José Mário Schreiner esteve presente em um dos tradicionais jantares que recebem os cavaleiros mouros e cristãos e seus respectivos reis e embaixadores após os ensaios da batalha.
Os mouros de lenços vermelhos no pescoço e os cristãos de lenços azuis, chapéus e armas de batalha. Assim, os cavaleiros circulam entre os convidados dos jantares reforçando a tradição. Um local de destaque é reservado para a imagem da Virgem da Penha, padroeira de Corumbá de Goiás.
Os jantares dos ensaios são sempre precedidos por orações em homenagem à Nossa Senhora da Penha de França, aos cavaleiros soldados, aos reis, aos embaixadores e ao imperador anfitrião da cavalhada naquele ano. Neste fim de semana, dias 06 e 07, às 15 horas, no Campo de Batalha de Corumbá, os dois exércitos farão a encenação da guerra.
Foto: Mendel Cortizo