Centro de Equoterapia em Itaberaí será reinaugurado na próxima sexta-feira, 15

Imagem

Um almoço celebrará a reinauguração do Centro de Equoterapia Curralinho, em Itaberaí, na próxima sexta-feira (15), das 09h às 12h, localizado na estrada que liga Itaberaí a Itaguari (BR 070), após ponte do Rio José Manoel na primeira entrada à esquerda. O evento contará com uma demonstração de resultados de três participantes de equoterapia com diagnósticos distintos que serão atendidos ao vivo pela equipe multidisciplinar. O objetivo é apresentar os benefícios obtidos através das intervenções terapêuticas com o uso do cavalo.

O Centro faz parte do Programa Equoterapia do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- Senar Goiás, que destina-se às pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais e profissionais das equipes multidisciplinares cujo objetivo é auxiliar no processo de desenvolvimento para reabilitação, socialização e reinserção social das pessoas atendidas, proporcionando a melhora da qualidade de vida dos praticantes e seus familiares. O Programa possui 33 Centros Ativos no Estado e conta com o apoio dos Sindicatos Rurais tornando mais acessível à população esse método terapêutico considerado bastante eficaz.

A equipe multidisciplinar de profissionais do Centro de Equoterapia Curralinho é composta por profissionais das áreas de saúde e educação como fisioterapeuta, psicóloga, instrutor de equitação e psicopedagoga. A idealizadora e coordenadora do projeto, Mônica Meyer também presidente do Sindicato Rural de Itaberaí frisa que sua experiência na área veio pela superação emocional e psicológica conseguida com o auxílio de um cavalo, que a despertou com o desejo de alcançar outras pessoas. “Decidi proporcionar um leque de atuação mais amplo incluindo a reabilitação física, educacional e motora. Por isso, no nosso espaço físico todos os profissionais atuantes no Centro são submetidos a um intenso processo de qualificação, a fim de prestarem um serviço de alta qualidade e altura da dignidade do ser humano,” completa ela. Autoridades locais, parceiros, voluntários e comunidade em geral participarão do evento.

Centro de Equoterapia Curralinho

Trata-se de um forte defensor de cunho social com atuação dentro da modalidade terapêutica que associe a reabilitação à prática educacional e esportiva, instigando motivação por parte do reabilitando na utilização do cavalo como agente. O Centro atende participantes de Itaberaí e região oferecendo atendimento às famílias de baixa renda e com análise da gravidade da deficiência que é realizada pela equipe multiprofissional.

O que o diferencia no município é a capacidade de proporcionar melhora significativa nas partes motora, psicológica, física, intelectual e educacional dos praticantes. A metodologia praticada segue o preenchimento de uma pré-inscrição, o encaminhamento do praticante à equipe multiprofissional e uma triagem de acordo com as prioridades. O programa é dividido em quatro etapas: hipoterapia, educação/reeducação equestre, pré-esportivo e prática esportiva paraequestre.

Os resultados alcançados são impressionantes e todos documentados através de dados, que correspondem aos benefícios da equoterapia nos aspectos motores, sensitivos e sociais trazendo experiências e redução de queixas. Os relatos dos pais e responsáveis também são observados no tratamento. Existem melhoras significativas quanto ao equilíbrio, tônus muscular e posturas no geral. Quanto ao programa de educação/reeducação, os pontos positivos apresentados se tratam quanto a diminuição da quantidade de queixas (comportamentos problema), aquisição de novas habilidades, melhora na linguagem oral, gestual, bem como nos aspectos biopsicossociais.

Serviço:

Tema: Reinauguração do Centro de Equoterapia em Itaberaí

Dia: 15 de março de 2019 (sexta-feira)

Local: Centro de Equoterapia Curralinho - Estrada que liga Itaberaí a Itaguari (BR 070), após ponte do Rio José Manoel. Primeira entrada à esquerda (em frente a placa do km 185), porteira branca; 8 km de Itaberaí

Horário: 09h às 12h

Para mais informações:

Sindicato Rural de Itaberaí-(62) 3375-1533 / 3375 -3068/ (62) 9 9922-2279 (Mônica Meyer)

Comunicação Sistema Faeg/ Senar


Veja também

Agro

Notícias

Agro contribui para conter aumento da inflação em junho

Faeg

Notícias

Faeg manifesta preocupação com tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros

Colheita

Notícias

Colheita de feijão chega com queda de preços

Imagem