AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Chega de tanta injustiça! (Artigo)

Imagem

José Mário Schreiner, presidente do Sistema Faeg/Senar e deputado federal

"Reduções drásticas nos preços levaram milhares de produtores a uma situação de prejuízos"

Para um litro de leite chegar na mesa dos brasileiros, eu diria que pelo menos 100 litros de suor devem ser derramados. Quem produz grande parte desse suor acorda às 4 horas da manhã todos os dias da semana para garantir o sustento da sua família e de outras muitas no País. Mas parece que falar da importância socioeconômica que a atividade da pecuária de leite tem para o Estado de Goiás e para o Brasil, gerando milhões de empregos e renda para praticamente todos os municípios brasileiros, é chover no molhado.


Isso porque a maioria da população não conhece os enormes desafios que enfrentam os produtores de leite para colocar um produto tão nobre e de qualidade nas prateleiras dos supermercados. O leite é despejado, junto a muito sofrimento, para, no final das contas, milhões de litros serem importados, a um custo menor do produto brasileiro e com prazo de validade mínima. Essas são algumas das realidades que os produtores enfrentam e têm que superar para produzir o leite de cada dia.


Não bastasse isso, da noite para o dia a indústria derrubou os preços do leite em R$ 0,15/litro, à R$ 0,45/litro. Quedas essas, superiores às reduções de preços praticadas nos demais elos da cadeia produtiva. Essas reduções drásticas nos preços levaram milhares de produtores a uma situação de prejuízos, principalmente na região Centro-Sudeste do Estado, devido à entressafra, onde os custos são mais elevados nesse período do ano.


Uma solução? Temos muitas! O estabelecimento de uma política de "previsibilidade de preços" e a implantação de instrumentos mitigadores de riscos, objetivando reduzir as altas instabilidades de preços por que passam os produtores todos os anos, são algumas das ações que são fundamentais para que os mesmos possam trabalhar o planejamento da atividade a curto, médio e longo prazos e, assim, procurar minimizar os enormes prejuízos que passam todos os anos.


É preciso avançar para resolver esses problemas e encontrar um melhor direcionamento das políticas de desenvolvimento para o setor. Nesse sentido, é fundamental que todos estejam unidos para resolver não somente estes, mas todos os desafios que travam o crescimento do Brasil e da pecuária leiteira goiana e nacional. A aprovação das reformas previdenciária, tributária e política são necessárias para fazer o País voltar a crescer e, consequentemente, as famílias voltarem a ter renda, aumentando assim o consumo e os investimentos. Vamos buscar uma alternativa e uma saída diante dessa injustiça.]



Áreas de atuação

Veja também

Carreta

Notícias

Carreta Senar: conheça mais sobre a estrutura de qualificação itinerante

Senar

Notícias

Senar alcança 400 mil atendimentos com assistência técnica e gerencial

Cursos

Notícias

Cursos gratuitos sobre rodas: conheça a Carreta do Senar Goiás que vai levar conhecimento para todo o estado

Imagem