Em 25 anos de trabalho no estado, o Senar Goiás transformou a vida de muitas pessoas levando qualificação e cidadania ao Campo. Além dos cursos de formação profissional, treinamento e assistência técnica gerencial, a Instituição também promove ações sociais. Esse foi o tema da entrevista no quadro Do Campo a Cidade, que foi ao ar no Agro Record, do último domingo, (14/10).
Entre os programas sociais estão: Campo Saúde, que é preventivo e com característica de mutirão. Foi criado em 2008 e já levou atendimento médico e serviços de cidadania para mais de meio milhão de pessoas. Outro destaque é a Equoterapia. O trabalho busca incentivar a criação de Centros de tratamento no interior do estado para ajudar pessoas com deficiência. As atividades com cavalo melhoraram a vida de centenas de pessoas que tem dificuldades para chegar à capital e buscar esse tipo de terapia.
O festival Receitas com Histórias do Campo, é outra iniciativa que resgata os valores da cultura goiana por meio da culinária. Acontece nas cidades do interior e mobiliza pessoas para apresentar pratos típicos de cada região. O resultado é um livro recheado de delícias.
Por último, o destaque é o programa Agrinho que incentiva, leva para dentro da escola, a ética, cidadania, sustentabilidade e empreendedorismo.
“Um produtor, um trabalhador rural, não pode pensar sempre em desenvolver sua atividade de trabalho sem também cuidar da saúde, dos seus direitos e deveres. Então dessa forma a gente tenta reinventar, levar também essas características para o produtor Rural”, destacou, Flávio Henrique, Gerente de Promoção Social do Senar Goiás.
Assista a entrevista completa no vídeo abaixo.
Comunicação Sistema FAEG/ Senar.