AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Abertas as inscrições para edição de queijo do Prêmio Brasil Artesanal

Concurso é voltado para produtores de todo o país
CARD PBA QUEIJO INSCRICOES ABERTAS 1200 X627


A Confederação da Agricultura e Pecuária lançou, na terça (11), o Prêmio CNA Brasil Artesanal 2025 Queijos. As inscrições estão abertas até o dia 6 de maio. O regulamento já pode ser consultado no site do Sistema CNA/Senar.

A segunda edição do concurso para queijos promovida pela CNA será realizada em três categorias: tradicional (de 30 a 180 dias de maturação); tratamento térmico; e com adições de aromatizantes e condimentos.

De acordo com o edital , o prêmio é voltado para produtores rurais com produção anual de até 72 toneladas de queijos produzidos exclusivamente com leite de vaca, e que atendam à legislação com registro no serviço oficial de inspeção municipal, estadual ou federal.

Ao se inscrever, o produtor deverá encaminhar amostra do queijo até 20 de maio. O produto inscrito deverá estar dentro do prazo de validade no momento do julgamento das amostras pelo júri técnico.

Após o júri técnico, os queijos serão analisados por um júri popular (público em geral), que fará a degustação sem a identificação dos produtos inscritos. A última etapa será a avaliação da história dos produtos finalistas.

A novidade do concurso é que os produtores de queijos que produzam até 51% do volume de leite utilizado na fabricação dos queijos, receberão um bônus de 10% na pontuação final geral.

A assessora técnica da CNA e organizadora do Prêmio, Fernanda Regina Silva, explica que as amostras dos queijos avaliados devem ser enviadas em embalagens de comercialização e o produto deverá estar rotulado conforme a legislação vigente.

“Não serão aceitas amostras provenientes de agroindústrias artesanais que terceirizem qualquer etapa produtiva de queijos, incluindo a embalagem. E os queijos devem ser provenientes de um único lote homogêneo no momento do envase”, explica.

Os cinco finalistas das três categorias serão premiados com certificados e valores em dinheiro. Os três primeiros vão ganhar também o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze.

Segundo o assessor técnico da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, Guilherme Dias, o queijo é uma expressão cultural significativa no Brasil e no mundo, representando versatilidade e história.

“Esperamos uma ampla participação de queijos de todas as regiões do Brasil, desde os tradicionais até os inovadores e aromatizados. Este concurso celebra a diversidade dos queijos brasileiros e valoriza a produção artesanal", destaca Dias.

Artesanais e Tradicionais - A premiação é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA. O objetivo é valorizar os pequenos e médios produtores, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem.

O Prêmio CNA Brasil Artesanal é realizado desde 2019. Já foram realizados concursos para produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças, charcutaria, azeites e vinhos, cafés especiais, mel e cerveja. Atualmente, está em andamento o concurso de geleia artesanal.

Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag com informações da CNA

Áreas de atuação

Veja também

Meliponicultura:

Notícias

Meliponicultura: inscrições abertas para o curso de criação e manejo de abelhas sem ferrão

Senar

Notícias

Senar e parceiros laçam Desafio Agro Startup 2025 com mais de meio milhão de reais para vencedores

Resultado

Notícias

Resultado do processo seletivo interno simplificado para formação de cadastro para conselheiro da representação da Faeg no Conselho Administrativo Tributário - CAT

Imagem