CNA apresenta ao Mapa demandas do setor de irrigação

Imagem

Integrantes da Comissão Nacional de Irrigação e do Núcleo Econômico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniram, na quarta (30), com o secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Fernando Silveira Camargo.

Os representantes apresentaram ao secretário as demandas do setor produtivo para promover o desenvolvimento da irrigação em todo o país e as ações para o fomento em inovação agropecuária.

O presidente da Comissão Nacional de Irrigação e vice-presidente Institucional da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Eduardo Veras, citou a necessidade de promover a segurança jurídica para incentivar investimentos e fomentar o desenvolvimento sustentável das áreas irrigáveis.

Veras citou itens imprescindíveis para que a irrigação nacional seja de fato uma tecnologia que alavanque a produção agropecuária.

Entre as principais demandas estão a melhoria do gerenciamento das bacias hidrográficas, a desburocratização do licenciamento para a construção de barramentos e a articulação política com outros atores que atuam no desenvolvimento da irrigação nacional.

O decreto promulgado no final de 2018 que elimina a redução dos descontos das tarifas de energia nas propriedades rurais foi outro tema abordado na reunião. A promulgação do decreto pegou o setor de surpresa e os impactos para os produtores rurais são muito altos.

Produtores da avicultura, suinocultura e da pecuária de leite já estão sofrendo quedas de rentabilidade por conta das condições de mercado e estas atividades demandam muita energia elétrica. Para o pequeno irrigante o impacto será ainda maior. “Temos que buscar uma solução definitiva junto ao Poder Executivo”, afirmou Eduardo Veras.

O coordenador do Núcleo Econômico, Renato Conchon apresentou ainda as iniciativas da CNA de pesquisa e da inovação para os produtores rurais. “A CNA participa de maneira propositiva junto aos formuladores de inovações no campo (Embrapa e CNPq) apresentando as demandas do setor produtivo, e com certeza apresentará a esta Secretaria os temas relevantes que estamos atuando”.

“Queremos discutir propostas que fomentem a utilização da tecnologia em prol da sociedade e das práticas sustentáveis, que os produtores rurais brasileiros estão cumprindo e já são referência no mundo. A Secretaria estará em permanente contato com a inciativa privada e os demais agentes do Poder Executivo para fomentar e incentivar essas boas práticas” afirmou o secretário Fernando Camargo.

“O foco dos trabalhos, tanto do Ministério da Agricultura como da CNA é o aumento da rentabilidade do produtor rural, seja por meio da ampliação da produtividade, seja por meio da redução dos custos, e ainda, alavancar o desenvolvimento econômico brasileiro”, finalizou o Secretário.

Fonte: CNA


Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar Goiás promove Fórum de Empregabilidade por meio do programa Talentos do Campo em Goianésia

Senar

Notícias

Senar Goiás orienta sobre contratação do plano safra 2025/26

Encontro

Notícias

Encontro estadual de técnicos de campo reúne mais de 700 profissionais para qualificação e celebra expansão da ATeG

Imagem