CNA levanta custos de produção sucroenergética em Goiás

Imagem

Cana larissameloComunicação CNA

Considerada uma das regiões de destaque na produção de cana-de-açúcar em Goiás, Rio Verde, recebeu, na semana passada, representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), para fazerem levantamentos sobre custo de produção e formarem uma rede atualizada de dados sobre o setor sucroenergético, que serão aplicadas no projeto Campo Futuro. O estado de São Paulo, também recebeu a visita dos representantes e ao todo, foram realizados quatro painéis, que contaram com a participação de quase 50 fornecedores.

De acordo com o assessor técnico da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da CNA, Rogério Avellar, foi a primeira vez que houve levantamento de informações em Rio Verde e nos municípios de São Paulo. “A participação está bastante interessante e produtiva. Cada dia os produtores estão mais interessados nos resultados obtidos pelo levantamento de custos, pois além de avaliar o próprio negócio podem comparar com os resultados de outras regiões produtoras”, disse.

O assessor acrescenta que, de forma geral, os fornecedores de cana-de-açúcar estão com margens econômicas negativas. Os custos de produção situam-se acima do valor recebido pela matéria prima entregue para as usinas. Ao todo, 15 municípios dos estados de Goiás, Mato Grosso, Alagoas, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul receberão a visita técnica do projeto.

Até o fim de agosto, mais de 100 fornecedores participarão dos painéis do Campo Futuro da cadeia sucroenergética. A iniciativa é feita em parceria com técnicos do Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege), ligado à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP).

Foco na produção

Com as informações obtidas, a CNA visa formar uma rede atualizada de dados de custo de produção em várias culturas. Além do café e da cana-de-açúcar, serão contempladas no projeto Campo Futuro as seguintes atividades: bovinoculturas de corte e de leite, arroz, algodão, soja, milho, trigo, e fruticultura (laranja e cacau). Estas informações obtidas a partir destes painéis servirão para orientar o produtor rural na gestão da sua propriedade rural e na tomada de decisões em sua atividade.

Campo Futuro

O projeto, criado pela CNA, faz desde 2007 o levantamento de informações econômicas para contribuir nas decisões do produtor rural, aliando a capacitação do produtor rural à geração de informação para administração de riscos de preços, de custos e de produção na propriedade rural. O produtor aprenderá a calcular o seu custo de produção e a utilizar ferramentas para o gerenciamento de riscos de preços.

Áreas de atuação

Veja também

Atraso

Atraso no plantio da soja pode forçar migração para outras culturas na safrinha, diz Ifag

Capacitações

Capacitações do Senar Goiás contribuem para preservação ambiental

Mais

Mais de 140 vagas e salários que podem ultrapassar 10 mil reais

Imagem