CNA participa de audiência pública sobre desconto na energia para irrigação

Imagem

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou de uma audiência pública para debater a possível ampliação do desconto na tarifa de energia elétrica para o bombeamento de água na irrigação.

O debate aconteceu na terça (13), na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal e reuniu representantes dos ministérios da Economia (ME), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), de Minas e Energia (MME), além de entidades do setor elétrico brasileiro.

O assessor técnico da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, Gustavo Goretti, foi um dos expositores e apresentou um panorama da agricultura irrigada e os desafios para ampliar as áreas com uso dessa tecnologia no Brasil.

“Nós temos equipamentos eficientes que podem contribuir para o aumento da área irrigada no país, que hoje corresponde a 7 milhões de área plantada. Mas para isso, é necessária a criação de políticas públicas de incentivo para esses pequenos produtores”.

Gustavo também citou a importância da irrigação para o desenvolvimento econômico do país. “A agricultura irrigada é eficiente no uso da água, gera aumento de renda para os pequenos produtores e oportunidades de emprego nas regiões do interior do país. As áreas irrigadas representam 40% da produção agropecuária do mundo em 18% da área de produção”.

O assessor técnico da CNA concluiu a exposição destacando que os principais desafios do país para aumentar a área irrigada são os custos com energia elétrica, licenciamento ambiental, outorga e construção de barragens.

A audiência tratou do Projeto de Lei 661/2019, que propõe descontos de forma contínua (24 horas) para o bombeamento de água destinado às atividades de irrigação da agricultura familiar.

Atualmente, o período de desconto estabelecido pela resolução nº 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é de apenas 8 horas e 30 minutos, compreendido a partir das 21 horas e 30 minutos até 6 horas do dia seguinte.

Fonte:Assessoria de Comunicação CNA

comunicação Sistema Faeg/Senar

Veja também

Mais

Mais de 140 vagas e salários que podem ultrapassar 10 mil reais

Conservação

Conservação ambiental avança com apoio dos produtores rurais, indica pesquisa

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Imagem