AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Com participação da Faeg, UEG promove semana tecnológica

Imagem

ipameri 21Rodolfo Cardoso

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), José Mário Schreiner, esteve nesta quarta-feira (22) em Ipameri, onde palestrou para professores e estudantes da Universidade Estadual de Goiás (UEG) durante a 12ª Semana de Ciências Agrárias e 3ª Jornada de Pesquisa e Pós-Graduação em Produção Vegetal. Ele falou sobre crise hídrica, econômica e produção de alimentos no cerrado.

O evento, que acontece até sábado (25), é realizado pela UEG e tem o intuito de incentivar e promover pesquisas que são realizadas na instituição, além de incentivar os alunos a desenvolver novas tecnologias de sustentabilidade tanto financeira quanto ambiental, auxiliando produtores do município, na busca de formas sustentáveis de enfrentamento para a crise ambiental e hídrica.

Segundo a professora e coordenadora do evento, Janaina Borges de Azevedo França, pelo fato do evento ser de difusão de conhecimentos, nada melhor que ter pessoas e entidades que respaldem o que está acontecendo no mercado como, por exemplo, a Faeg, a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Goiás (Aprosoja) e Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). “Essas entidades são indutoras que cuidam da agricultura e pecuária de Goiás e por isso vão nos dar uma visão sobre o que realmente acontece, além de mostrar para os meninos, mesmo que estudantes, qual é a visão do mercado e como se deve comportar diante dele”, explicou a professora. ipameri 31

Em sua exposição, Schreiner falou da sua experiência enquanto profissional e a comparou com as dos jovens que estavam presentes no salão da Associação Comercial e Industrial de Ipameri (ACIIPA). Ele expôs toda a realidade do mercado produtor atual e apresentou aos estudantes dados que incentivam a juventude a investir na agricultura, como por exemplo, o aumento populacional mundial, sobretudo da Índia que segundo estimativas vai superar a China até 2050, quando terá cerca de 1,7 bilhão de habitantes. “Alguém tem que produzir alimentos para os indianos, e como temos grande área agricultável temos que entrar neste mercado”, propôs Schreiner aos estudantes.

O presidente também falou sobre a crise econômica que vive o país. Segundo ele, é triste ver jovens recém-formados saírem para o exterior por falta de oportunidades no país, e emendou dizendo: “Por isso quero dar parabéns aos organizadores deste evento. Precisamos de vocês aqui para ajudar a reconstruir o Brasil. Esse país tem um futuro maravilhoso. Agora, nós precisamos que todos estejam alinhados. A sociedade brasileira não pode ser refém do executivo e do legislativo, por isso temos que dar educação para nossos filhos nas cidades”.

Áreas de atuação

Veja também

Prazo

Notícias

Prazo para produtor emitir CCIR começa nesta terça (18/06)

Mecanismos

Notícia

Mecanismos de preservação do patrimônio: se inscreva para os seminários de holding rural

Produção

Notícia

Produção de soja e milho sofreram ajustes dos números para safra 23/24

Imagem