Com participação da Faeg, UEG promove semana tecnológica

Imagem

ipameri 21Rodolfo Cardoso

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), José Mário Schreiner, esteve nesta quarta-feira (22) em Ipameri, onde palestrou para professores e estudantes da Universidade Estadual de Goiás (UEG) durante a 12ª Semana de Ciências Agrárias e 3ª Jornada de Pesquisa e Pós-Graduação em Produção Vegetal. Ele falou sobre crise hídrica, econômica e produção de alimentos no cerrado.

O evento, que acontece até sábado (25), é realizado pela UEG e tem o intuito de incentivar e promover pesquisas que são realizadas na instituição, além de incentivar os alunos a desenvolver novas tecnologias de sustentabilidade tanto financeira quanto ambiental, auxiliando produtores do município, na busca de formas sustentáveis de enfrentamento para a crise ambiental e hídrica.

Segundo a professora e coordenadora do evento, Janaina Borges de Azevedo França, pelo fato do evento ser de difusão de conhecimentos, nada melhor que ter pessoas e entidades que respaldem o que está acontecendo no mercado como, por exemplo, a Faeg, a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Goiás (Aprosoja) e Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). “Essas entidades são indutoras que cuidam da agricultura e pecuária de Goiás e por isso vão nos dar uma visão sobre o que realmente acontece, além de mostrar para os meninos, mesmo que estudantes, qual é a visão do mercado e como se deve comportar diante dele”, explicou a professora. ipameri 31

Em sua exposição, Schreiner falou da sua experiência enquanto profissional e a comparou com as dos jovens que estavam presentes no salão da Associação Comercial e Industrial de Ipameri (ACIIPA). Ele expôs toda a realidade do mercado produtor atual e apresentou aos estudantes dados que incentivam a juventude a investir na agricultura, como por exemplo, o aumento populacional mundial, sobretudo da Índia que segundo estimativas vai superar a China até 2050, quando terá cerca de 1,7 bilhão de habitantes. “Alguém tem que produzir alimentos para os indianos, e como temos grande área agricultável temos que entrar neste mercado”, propôs Schreiner aos estudantes.

O presidente também falou sobre a crise econômica que vive o país. Segundo ele, é triste ver jovens recém-formados saírem para o exterior por falta de oportunidades no país, e emendou dizendo: “Por isso quero dar parabéns aos organizadores deste evento. Precisamos de vocês aqui para ajudar a reconstruir o Brasil. Esse país tem um futuro maravilhoso. Agora, nós precisamos que todos estejam alinhados. A sociedade brasileira não pode ser refém do executivo e do legislativo, por isso temos que dar educação para nossos filhos nas cidades”.

Áreas de atuação

Veja também

Faeg

Notícias

Faeg manifesta preocupação com tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros

Colheita

Notícias

Colheita de feijão chega com queda de preços

Senar

Notícias

Senar Goiás promove o Fórum de Carreiras em Goianésia para impulsionar a empregabilidade no agro

Imagem