Com previsão de crescimento de 17,5% na safra, Goiás continua liderando ranking brasileiro de sorgo

Imagem

Dados revelam, ainda, estimativas de aumento na produção goiana de girassol e milho safrinha.

Com estimativa de produzir 1,29 milhão de toneladas para safra 2020/2021, o Estado de Goiás se mantém na primeira colocação no ranking de produção de sorgo no País – isso representa 49,7% da produção nacional. A expectativa é de aumento de 17,5% na produção, em comparação com a safra 2019/2020.

Esse incremento será puxado pelo ganho de produtividade esperado – que também registra estimativa de crescimento também de 17,5%, em relação à safra passada, que passou agora a 3.443 quilos por hectare.

É o que aponta o 1º Levantamento de Grãos divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os dados foram analisados pela Gerência de Inteligência de Mercado da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

O levantamento da Conab estima crescimento de 0,6% para produção de girassol no estado: 33,1 mil toneladas, o que representa 42,1% do total nacional. A produtividade média passou para 1.689 quilos por hectare, aumento de 0,5% em relação à safra passada. Atualmente, Goiás é o segundo maior produtor de girassol do Brasil, atrás apenas do Mato Grosso.

Já para o milho safrinha, a estimativa da Conab é de crescimento de 0,7%, em relação à safra 2019/2020, com 10,47 milhões de toneladas – participação de 13,6% da produção nacional. Com isso, Goiás se mantém na terceira colocação entre os estados, atrás apenas do Mato Grosso e Paraná. Em relação à produtividade média, a estimativa é de incremento de 0,7%, com 6.411 quilos por hectare.

Procedimento

Os métodos utilizados pela Conab no processo de levantamento da safra de grãos envolvem a pesquisa e o contato direto com diversos informantes cadastrados, em todo o país, a utilização de acompanhamento

agrometeorológico e espectral (mapas e condição de vegetação), o conhecimento das informações de pacotes tecnológicos adotados pelos produtores, o acompanhamento sistemático da meteorologia e o uso de métodos estatísticos para consolidação das informações disponibilizadas ao público-alvo.

LSPA

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também divulgou nesta quinta-feira o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA). De acordo com os dados, para Goiás em 2020, a produção está estimada em 76,85 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, crescimento de 1,6% em relação à safra anterior. Para produtividade média também se estima crescimento de 2,5% e a produção goiana representa 11,1% da produção nacional.

Na safra de trigo, o levantamento revelou produção estimada de 86,6 mil toneladas no Estado, crescimento de 10,1% em comparação ao ano de 2019. Na cultura da uva, estima-se produção em 2020 de 1.691 toneladas, aumento de 2,1% ante a safra anterior.

Imagem: Divulgação

Fonte: Seapa com adaptações Sistema Faeg/Senar



Áreas de atuação

Veja também

Aplicativo

Notícia

Aplicativo Leite Bem, do Senar Goiás, ajuda a economizar 20% com custos de produção

Feijão

Notícias

Feijão de melhor qualidade puxa alta de preços, mas valores seguem abaixo da média histórica

Muito

Caso de Sucesso

Muito além de um docinho

Imagem