A primeira reunião do Programa Produtor de Água do Ribeirão João Leite será realizada nesta quarta-feira (18), às 14 horas, na cidade de Nerópolis. O encontro tem como objetivo apresentar o Programa aos proprietários rurais e sociedade e informar aos interessados como participar. A ideia é explicar o que é o Pagamento por Serviços Ambientais e o Programa Produtor de Águas.
Inicialmente, duas unidades piloto receberão o programa: o Córrego da Bandeira, em Nerópolis; e no Córrego da Serra do Sapato Arcado, em Ouro Verde de Goiás. Ambos representam aproximadamente 7% da Bacia hidrográfica do Ribeirão João Leite. O Produtor de Águas é uma forma de execução do instrumento de gestão “Pagamento por Serviços Ambientais”, e tem como meta remunerar os produtores por ações relacionadas ao uso e conservação do solo, e das condições ambientais da propriedade.
Bacia
A bacia do Ribeirão João Leite está localizada entre as cidades de Goiânia e Anápolis, no eixo de desenvolvimento Brasília - Goiânia. Atualmente, o principal desafio é a promoção de práticas sustentáveis de preservação e conservação ambiental dos recursos hídricos. A bacia abrange uma área de 761 km², com uma extensão de 130 km, suas nascentes são localizadas na Serra do Sapato Arcado, município de Ouro Verde de Goiás. O ribeirão é tributário do Rio Meia Ponte. Sua área abrange o território dos municípios de Goiânia, Anápolis, Nerópolis, Ouro Verde de Goiás, Goianápolis, Campo Limpo de Goiás e Terezópolis de Goiás. (Com informações da Semarh)
Serviço:
Primeira Reunião de Mobilização do Programa Produtor de Água do Ribeirão João Leite
Data: 18/09/2013
Horário: das 14 às 18 horas
Local: Câmara de Vereadores de Nerópolis, Rua Dona Gueta, esquina com Rua das Andradas, Quadra 03, Setor São Paulo
Informações: Unidade Gestora do Projeto: (62) 3201-5177