Comissão da Faeg debate demandas de criadores de eqüinos, asininos e muares

Imagem
A Comissão de Eqüideocultura da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), se reuniu nesta semana para discutir as demandas mais recentes da área. Entre elas a necessidade de levantamento dos eventos com equídeos que ocorrem no estado, bem como a relevância de contribuição à atividade e ao município local.
Também foi debatida a legislação do controle da Anemia Infecciosa Equina e do Mormo, colocando a necessidade de avanço com as exigências e de levar informação aos produtores para evoluir com os controles no transporte, exames, saneamento, entre outros.
Foi apresentado ainda pelo técnico da SFA-GO/MAPA, Edinilson Vieira Silva, Auditor Fiscal Federal Agropecuário e médico veterinário, o balanço do Programa Nacional de Sanidade em Equídeos (PNSE). Foram mostrados os resultados dos exames de animais e destacados os casos de positivos e negativos para as duas enfermidades (Anemia Infecciosa Equina e do Mormo). Levantou-se também a necessidade de ações mais direcionadas, principalmente relacionadas aos estudos epidemiológicos para saber de fato a presença das doenças no estado, executar ações de controle e estimular mais os negócios da atividade.
Também foi solicitada da Agrodefesa e da Sefaz, em nível de urgência, a disponibilização da emissão de guia de trânsito animal (GTA) e Nota Fiscal de forma "on line", via Sistema da Agrodefesa, aos produtores.
Comunicação Sistema Faeg/Senar
Áreas de atuação

Veja também

III

Notícia

III Corrida Senar 2025 reúne mais de 1.400 participantes neste domingo

Expedição

Notícias

Expedição Safra Goiás aponta queda na produtividade da soja, custos altos de produção e redução de lucro

Diagnóstico

Diagnóstico das lavouras do estado será apresentado nesta sexta-feira

Imagem