Comissão da pecuária de leite analisa criação de Conseleite goiano

Imagem

Produtores de leite do Estado de Goiás participaram, na última sexta-feira (15), de reunião da Comissão de pecuária de Leite da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás - Faeg, no auditório da entidade. O setor reivindica a previsibilidade dos preços (para sinalizar o quanto irão receber) e o prazo de pagamento (reduzindo para o dia 5).

O presidente da Faeg, deputado federal José Mário Schreiner agradeceu a presença dos mais de 300 produtores e destacou que a união é importante para a valorização do setor . “Nossa união é extremamente importante para acharmos um caminho que melhore a relação com a indústria”, destacou

A mesa foi composta ainda pelo Vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite - ABRALEITE, Reinaldo Carlos Figueiredo, o Deputado estadual Amauri Ribeiro, o Presidente da Cooperativa Mista de Produtores de Leite de Morrinhos - Complem, Euclécio Dionízio de Mendonça, o Presidente da Comissão de Pecuária de Leite da Faeg, José Renato Chiari e o Diretor executivo do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Edson Novaes, que conduziu os trabalhos.

O Vice-presidente da ABRALEITE, Reinaldo Figueiredo afirmou que a Associação Brasileira dos produtores de leite foi criada para atender e defender os interesses do Setor. “Sou produtor há mais de 40 anos. Tenho o maior interesse de que as coisas melhorem. O supermercado tem um poder muito forte sobre nós. Quem põe preço e prazo são eles. Nós dependemos de exportação. Precisamos mobilizar os outros estados também. Aquilo que eu puder ajudar estou à disposição,” concluiu.

Após posicionamento dos membros da mesa e produtores de todas as regiões, o coordenador da Câmara do Leite Sistema OCB, Vicente Nogueira Netto realizou explanação sobre a cadeia produtiva do leite. “O mais importante é vocês estarem reunidos aqui. Temos que ir à Brasília. Vejo o desejo de mudança e é necessário transformar esse movimento em nacional,” observou.

Pontos em discussão e aprovados

Após votação democrática, os dois pontos voltados ao preço e prazo de pagamento foram definidos. Em carta aprovada, a Comissão de pecuária de leite da Faeg orientou que todos os produtores de leite do Estado de Goiás negociem com os laticínios, para que eles estabeleçam e divulguem o preço do leite a ser pago no mês seguinte, até o 25º dia do mês anterior. E que as empresas compradoras promovam o pagamento do leite, até o 5º dia útil do mês seguinte ao da entrega.

Conseleite

A criação do Conselho Paritário Produtores/ Industrias também esteve em pauta e o diretor executivo do Ifag, Edson Novaes, afirmou que a indústria está disposta a fazer o Conseleite, porém o tema está em análise pela Faeg.

“ Começamos a realizar uma análise e estudos para termos ideia qual metodologia seria mais justa de previsibilidade de preços,” explicou. O Presidente da Comissão de Pecuária de Leite da Faeg, José Renato Chiari explicou a estrutura e a atuação do Conseleite. “O conselho é formado por representantes dos produtores, indústrias e uma câmara técnica composta por um grupo de professores da universidade, como economistas, a parte de nutrição para achar o preço para produzir o leite, o custo industrial e como é o mercado de varejo, para assim acertar o preço justo e as porcentagens. É um caminho para resolver os problemas de uma maneira mais técnica,” pontuou Chiari.

Imagens: Fredox Carvalho

Fonte: Comunicação Sistema Faeg Senar



Áreas de atuação

Veja também

Produtor

Notícias

Produtor assistido pelo Senar Goiás amplia possibilidades de mercado desenvolvendo água ardente de goiaba

Líder

Notícia

Líder GO, oferecido pelo Senar Goiás, forma primeira turma de lideranças para o agronegócio

Incêndios

Notícia

Incêndios no campo: Sistema Faeg/Senar/Ifag reforça estratégias de prevenção

Imagem