AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Comissão do leite se reúne na Faeg para discutir rumos da cadeia

Imagem

reuniao comissao leite larissa melo 11Integrantes do setor produtivo do leite, de todas as regiões do estado, participaram de reunião nesta sexta-feira (27), na Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), para discutir os principais assuntos relativos à cadeia produtiva. Mais de 50 representantes do setor debateram temas como consumo, negociação, informações, controle sanitário, bases legais e políticas públicas, incluindo a produção, preços e qualidade do produto.

Entre os temas que mais provocaram a participação no debate foram a variação do preço do leite e a relação de compra e venda com indústria. Os produtores relatam que encontram dificuldades em vender para a indústria sem uma margem de segurança. Outro ponto abordado foi a transferência de conhecimento. Segundo o presidente da Comissão de Pecuária de Leite, José Renato Chiari, a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás) na promoção de cursos para qualificar o produtor tem conseguido agregar conhecimento e informações que impulsionem a atividade. O Senar Goiás, juntamente com os Sindicatos Rurais (SRs), disponibiliza curso teórico e prático para manejo, gestão, nutrição e bem-estar animal.

O produtor do município de Itaberaí, Gilson Gonçalves, defendeu a qualificação como extremamente necessária para o produtor gerir melhor a atividade. “Só por meio da informação é que o produtor pode melhorar sua capacidade produtiva no dia a dia e oferecer um produto de qualidade para o mercado”, disse. Representando a área industrial, o empresário Ademar Leal reforçou que o fortalecimento de toda cadeia se dá com o fortalecimento do produtor. “Com acesso a informação, o produtor passa a agregar mais valor ao produto. Por isso, é fundamental oferecer curso de gestão e produção”, observou.

Observações

A Comissão de Pecuária de Leite tem papel importante na articulação dos produtores na cadeia. O primeiro encontro do ano dá continuidade aos debates que buscam soluções para problemas relacionados ao setor. Na pauta do dia foi exposto ainda o controle de sanidade animal para prevenir doenças como brucelose e tuberculose. Por fim, a comissão abriu espaço para discutir políticas públicas, importações e exportações, regulamentações, incentivos fiscais e créditos financeiros.

Texto: Francis Telles / Fotos: Larissa Melo

Áreas de atuação

Veja também

Especialistas

Notícias

Especialistas discutem mercado e perspectivas para a pecuária

Sistema

Notícias

Sistema Faeg/Senar é destaque nacional no Prêmio IEL de Talentos 2024

Donos

Notícias

Donos e usuários precisam ter atenção especial com barragens em período chuvoso

Imagem