Compra de terra para indígenas

Imagem

COMUNICADO OFICIAL

Brasília (29/11) - Tendo em vista a recente manifestação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciando a decisão do governo de destinar recursos do orçamento da União à compra de terras para a ocupação indígena em estados onde há conflito agrário, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) esclarece que esta solução só deverá ser aplicada quando houver concordância do produtor, mediante pagamento justo e prévio pela terra e benfeitorias.

A CNA entende que o conflito que traz insegurança jurídica à agropecuária demanda soluções pontuais e urgentes. Adverte, contudo, que a imprescindível paz no campo só se dará mediante a participação de outros órgãos do governo – como a Embrapa e os ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário – na demarcação de terras indígenas, hoje tarefa exclusiva da Fundação Nacional do Índio (Funai).

A Confederação chama a atenção para a necessidade de cumprimento das condicionantes estabelecidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do caso Raposa Serra do Sol. Entre as condicionantes já integralmente ratificadas e que são parte do texto constitucional estão as de número 17, que veda a ampliação de terra indígena já demarcada, e 19, que assegura a participação dos governadores e prefeitos no procedimento administrativo de demarcação de terras indígenas em seus territórios.

O setor agropecuário brasileiro repudia qualquer tipo de pressão do movimento indigenista ou de ONGs internacionais de interesses duvidosos, e não admite recuo na vigência da Portaria 303/2012 da Advocacia Geral da União (AGU).

A CNA entende, ainda, que a Portaria 303, tal como foi concebida, reafirma a obrigatoriedade determinada pelo STF do cumprimento das 19 condicionantes por todos os órgãos do Poder Executivo, entre os quais a Procuradoria da Funai.

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar Goiás promove Fórum de Empregabilidade por meio do programa Talentos do Campo em Goianésia

Senar

Notícias

Senar Goiás orienta sobre contratação do plano safra 2025/26

Encontro

Notícias

Encontro estadual de técnicos de campo reúne mais de 700 profissionais para qualificação e celebra expansão da ATeG

Imagem