Conferência começa nesta sexta

Imagem

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) promove nos dias 13 e 14 de setembro, a 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente. A Conferência é um espaço de consulta popular no qual o Poder Público recolhe diretrizes para a elaboração de políticas públicas para o setor. Este ano, motivada pela meta brasileira de erradicação dos lixões até 2014, o evento vai discutir a melhor forma para a implantação das políticas de resíduos sólidos, além de tratar de temas como reciclagem, reaproveitamento, redução dos impactos ambientais e educação ambiental, entre outros. A Conferência vai acontecer na Pousada Serra de Goyaz, na Avenida: T-3, nº2240, no Setor Bueno.

O tema foi dividido em quatro eixos de discussão. O primeiro trata da produção e consumo sustentáveis, que podem ser trabalhados sob a ótica da redução do consumo irresponsável. O assunto também aborda uma discussão sobre o real valor dos produtos que compramos e quais seus custos de produção, distribuição, consumo e destinação final, o que acaba por onerar a sociedade através de uma utilização irracional de recursos, da degradação ambiental, na exploração do o trabalho e no encarecimento dos serviços públicos. Este é o eixo onde a reflexão sobre os caminhos e impactos da sociedade de consumo se fazem mais presente.

No segundo eixo será analisada a potencialidade dos novos instrumentos definidos na Política Nacional De Resíduos Sólidos para redução de impactos ambientais. A política reversa, assim como a figura dos consórcios intermunicipais, muda o paradigma da gestão de resíduos sólidos, que antes era vista exclusivamente com caráter local e cujo financiamento dependia exclusivamente do Poder Público municipal.

O terceiro tem foco no viés social. A geração de trabalho, emprego e renda se caracteriza por um novo enfoque na questão da gestão dos resíduos sólidos. A questão é como maximizar o potencial de geração de renda de ações, como reciclagem e reutilização, garantindo espaço para a livre concorrência, mas oferecendo a participação da população que historicamente sobrevive por meio desse recurso. Trata-se também de uma ação de diminuição da desigualdade econômica e da manutenção de uma renda mínima para uma importante parcela da população.

Por fim, a Conferência trata da educação ambiental e da forma com que suas ferramentas serão utilizadas para atingir os objetivos da Política Nacional De Resíduos Sólidos. Desta forma, o evento tem dois grandes produtos: as propostas que serão elaboradas durante a etapa estadual e defendidas pela delegação goiana durante a etapa nacional, e o engajamento das pessoas sobre o tema, fazendo com que o debate e a busca por soluções se estenda além dos dias da Conferência.

Confira a programação:

Dia 13 de setembro

8h Credenciamento

8h40 Apresentação Cultural (Centro de Estudos e Pesquisas Ciranda da Arte)

9h Composição da Mesa e Abertura Oficial

10h Palestra “As Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos”

11h30 Intervalo para o Almoço

13h Apresentação Cultural (Txoo-Looso Raio de Sol com o Grupo Arte & Fogo)

14h Mesa Redonda 1

15h40 Intervalo

16h Mesa Redonda 2

17h40 Encerramento

Dia 14 de setembro

8h Debates em grupos segundo os eixos temáticos

9h Elaboração das propostas

11h Priorização

11h30 Eleição dos delegados

12h Encerramento

12h30 Almoço

Mesa redonda 1

Mediação: Professor Wilson Mozena

Palestra 1 – Qual o custo daquilo que eu compro? – Hugo Leonardo Godinho - Gerente de Educação Ambiental da Semarh (20 minutos)

Palestra 2 – Situação Social das Catadoras e dos Catadores de Material Reciclável e Reutilizável - Fernanda Lira Goes - Técnica de Planejamento e Pesquisa do IPEA (20 minutos)

Palestra 3 – Geração de Trabalho, Emprego e Renda – Sebrae (40 minutos)

Debates e perguntas (10 minutos)

Mesa redonda 2

Mediação: Professora Luisa Helena Silva de Miranda

Palestra 1 – Proposição de Rotas Tecnológicas para o Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos urbanos para o Estado de Goiás– Prof. Eraldo Carvalho (40 minutos)

Palestra 2 – Educação Ambiental – Prof. Sandra de Fátima (40 minutos)

Debates e perguntas (10 minutos)

AG 103 13 BANNER 160x120cm

Áreas de atuação

Veja também

Faeg

Notícias

Faeg manifesta preocupação com tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros

Colheita

Notícias

Colheita de feijão chega com queda de preços

Senar

Notícias

Senar Goiás promove o Fórum de Carreiras em Goianésia para impulsionar a empregabilidade no agro

Imagem