A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) promove nos dias 13 e 14 de setembro, a 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente. A Conferência é um espaço de consulta popular no qual o Poder Público recolhe diretrizes para a elaboração de políticas públicas para o setor. Este ano, motivada pela meta brasileira de erradicação dos lixões até 2014, o evento vai discutir a melhor forma para a implantação das políticas de resíduos sólidos, além de tratar de temas como reciclagem, reaproveitamento, redução dos impactos ambientais e educação ambiental, entre outros. A Conferência vai acontecer na Pousada Serra de Goyaz, na Avenida: T-3, nº2240, no Setor Bueno.
O tema foi dividido em quatro eixos de discussão. O primeiro trata da produção e consumo sustentáveis, que podem ser trabalhados sob a ótica da redução do consumo irresponsável. O assunto também aborda uma discussão sobre o real valor dos produtos que compramos e quais seus custos de produção, distribuição, consumo e destinação final, o que acaba por onerar a sociedade através de uma utilização irracional de recursos, da degradação ambiental, na exploração do o trabalho e no encarecimento dos serviços públicos. Este é o eixo onde a reflexão sobre os caminhos e impactos da sociedade de consumo se fazem mais presente.
No segundo eixo será analisada a potencialidade dos novos instrumentos definidos na Política Nacional De Resíduos Sólidos para redução de impactos ambientais. A política reversa, assim como a figura dos consórcios intermunicipais, muda o paradigma da gestão de resíduos sólidos, que antes era vista exclusivamente com caráter local e cujo financiamento dependia exclusivamente do Poder Público municipal.
O terceiro tem foco no viés social. A geração de trabalho, emprego e renda se caracteriza por um novo enfoque na questão da gestão dos resíduos sólidos. A questão é como maximizar o potencial de geração de renda de ações, como reciclagem e reutilização, garantindo espaço para a livre concorrência, mas oferecendo a participação da população que historicamente sobrevive por meio desse recurso. Trata-se também de uma ação de diminuição da desigualdade econômica e da manutenção de uma renda mínima para uma importante parcela da população.
Por fim, a Conferência trata da educação ambiental e da forma com que suas ferramentas serão utilizadas para atingir os objetivos da Política Nacional De Resíduos Sólidos. Desta forma, o evento tem dois grandes produtos: as propostas que serão elaboradas durante a etapa estadual e defendidas pela delegação goiana durante a etapa nacional, e o engajamento das pessoas sobre o tema, fazendo com que o debate e a busca por soluções se estenda além dos dias da Conferência.
Confira a programação:
Dia 13 de setembro
8h Credenciamento
8h40 Apresentação Cultural (Centro de Estudos e Pesquisas Ciranda da Arte)
9h Composição da Mesa e Abertura Oficial
10h Palestra “As Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos”
11h30 Intervalo para o Almoço
13h Apresentação Cultural (Txoo-Looso Raio de Sol com o Grupo Arte & Fogo)
14h Mesa Redonda 1
15h40 Intervalo
16h Mesa Redonda 2
17h40 Encerramento
Dia 14 de setembro
8h Debates em grupos segundo os eixos temáticos
9h Elaboração das propostas
11h Priorização
11h30 Eleição dos delegados
12h Encerramento
12h30 Almoço
Mesa redonda 1
Mediação: Professor Wilson Mozena
Palestra 1 – Qual o custo daquilo que eu compro? – Hugo Leonardo Godinho - Gerente de Educação Ambiental da Semarh (20 minutos)
Palestra 2 – Situação Social das Catadoras e dos Catadores de Material Reciclável e Reutilizável - Fernanda Lira Goes - Técnica de Planejamento e Pesquisa do IPEA (20 minutos)
Palestra 3 – Geração de Trabalho, Emprego e Renda – Sebrae (40 minutos)
Debates e perguntas (10 minutos)
Mesa redonda 2
Mediação: Professora Luisa Helena Silva de Miranda
Palestra 1 – Proposição de Rotas Tecnológicas para o Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos urbanos para o Estado de Goiás– Prof. Eraldo Carvalho (40 minutos)
Palestra 2 – Educação Ambiental – Prof. Sandra de Fátima (40 minutos)
Debates e perguntas (10 minutos)