Conhecimento na base é tema de Encontro de Instrutores

Imagem

2014-04-29 EI5Michelle Rabelo

A função do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Goiás é capacitar quem escolheu viver da agropecuária, mas isso só é possível por meio dos educadores. O motivo e o significado destes educadores foram abordados pelo consultor em Agronegócios da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e do Senar, Arthur Toledo, durante sua palestra no Encontro de Instrutores, na sexta-feira (25). O encontro aconteceu de quinta (24) a sábado (26) no Hotel Mestre D’Armas, situado no município de Padre Bernardo.

Arthur falou ainda sobre a importância do conhecimento na base para o fortalecimento do capital humano e social na agropecuária. Ele fez questão de ratificar a importância do instrutor, que é a peça chave no processo de capacitação e, consequentemente, no aumento da produtividade, no crescimento das exportações e no reflexo positivo na economia. As exportações do agronegócio correspondem a 86% das exportações goianas.

Na ocasião, Arthur também falou sobre o modelo de aprendizagem rural e o ciclo do conhecimento na agropecuária, integrado por capacitação com tecnologia, bom gerenciamento e uma rede de assessoramento técnico continuado.

O consultor instigou os instrutores mostrando onde o setor agropecuário goiano está e onde ele pode chegar. Além disso, ele apresentou dados do Brasil agropecuário que utiliza 236 milhões de hectares para produzir alimentos, silvicultura e biocombustível, mas mantêm 93,9 milhões de hectares de cobertura nativa dentro de propriedades rurais.

Para Toledo, é preciso desconstruir os valores hostis à agropecuária e focar os esforços para resolver os impasses que cercam as atividades do campo como o alto índice de endividamento, o aumento sistemático dos custos, a redução da rentabilidade, a deficiência da gestão, entre outras.

A instrutora do Programa Especial “Com licença, Vou á Luta”, Andréia Peixoto, disse que o encontro é fundamental para a motivação de quem ministra os cursos e está em contato direto com o produtor rural seja reciclada. “Esses três dias nos agregou muito, saíamos daqui com uma vontade enorme de trabalhar ainda mais”.

2014-04-29 EI2“Empreender é a saída”

No sábado (26), o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, esteve em Padre Bernardo e disse que o encontro é muito importante, para se avaliar o trabalho, o desempenho e compartilhar os resultados conseguidos durante o ano pelo Senar Goiás. O presidente fez questão de agradecer o trabalho, a dedicação e a competência de cada instrutor presente no evento. Para o instrutor Marcos Antônio de Oliveira, essa dedicação vem de um tratamento digno dado pelo Senar aos que trabalham com o produtor rural

Ao final do encontro Schreiner lançou seu livro “Empreender é a saída”. Antes de autografar os exemplares, José Mário falou com os instrutores e agradeceu pelo empenho da equipe. A obra, cujo foco é o empreendedorismo, é de distribuição gratuita e traz a história de vida de Schreiner.

O presidente fez um breve histórico da agricultura goiana e ratificou a positiva mudança pela qual o setor passou. “Há 30 anos nós éramos importadores de comida. Hoje somos grandes produtores de alimento. Consumimos 50% da produção e exportamos outros 50%. O setor passou por transformações, desenvolveu tecnologia e incorporou essas melhorias”.

Áreas de atuação

Veja também

Hub

Notícias

Hub Campo Lab fortalece parceria com startups em missão técnica na Fazenda Reunidas Baumgart

Produtores

Produtores rurais devem consultar credenciamento de empresas na Sefaz para evitar autuações

Pecuaristas

Pecuaristas de leite de Caldas Novas aumentam produção em 24% com ATeG

Imagem