Corte de verbas do Sistema S pode forçar produtores assistidos pelo Senar a deixar o campo em Goiás

Imagem
Com duas semanas de publicação da Medida Provisória nº 932, que prevê o corte de 50% na arrecadação compulsória do Sistema S durante três meses, a sustentabilidade do Senar Goiás é colocada em cheque junto aos produtores rurais.

Mesmo com o engajamento das entidades representativas do agro, parlamentares e produtores através de diversas manifestações com o tema #OSenarNãoPodeParar, o ministro da economia se mostrou irredutível com a possibilidade de redução da porcentagem do corte. Chegou-se a cogitar uma alternativa no sentido de o Tesouro Nacional, via convênio, fazer uma compensação da perda da arrecadação em cima da comercialização ao Senar. Mas até então nada se concretizou.

O Senar Goiás tinha programado 5 mil cursos de qualificação rural. Não se sabe ainda ao certo, mas calcula-se que pelo menos 25% devem ser comprometidos caso o governo não traga nenhum aporte. Cerca de 4 mil produtores deverão ter redução da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que estimula produção e aumento da renda com administração otimizada da propriedade. E caso isso se concretize muitos, principalmente os pequenos, terão dificuldades de se manter no campo pós coronavírus. O que resultaria em menos produção de alimentos e mais gente migrando para as cidades em busca de trabalho.

No ano passado mais de 50 mil pessoas foram beneficiadas com Programas de promoção social (PS), como o Campo Saúde, que leva assistência médica e prestação de serviço em todo o estado. Eles já foram suspensos por tempo indeterminado.

“O Senar não tem nenhum tipo de reserva financeira. Do que é repassado através do Sistema S, 20% são gastos no setor administrativo e 80% em cursos, assistências técnicas e promoção social ao produtor rural. Estamos trabalhando pra refazer todo o nosso planejamento. Ainda temos esperança que o governo seja sensível e avalie medidas para reverter os impactos desses cortes, pois precisamos manter o Agro vivo, produzindo alimentos e sendo uma das molas mestras da economia do nosso país”, explica Dirceu Borges, superintendente do Senar Goiás.
Imagem de capa: divulgação
Foto: Fredox Carvalho
Comunicação Sistema Faeg/Senar
Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar Goiás promove Fórum de Empregabilidade por meio do programa Talentos do Campo em Goianésia

Senar

Notícias

Senar Goiás orienta sobre contratação do plano safra 2025/26

Encontro

Notícias

Encontro estadual de técnicos de campo reúne mais de 700 profissionais para qualificação e celebra expansão da ATeG

Imagem