Curso Cozinha Rural do Senar Goiás garante economia e tempero da ‘roça’

Imagem

Crédito: Larissa MeloA poetisa Cora Coralina dizia que gostava mais de ser doceira e cozinheira do que escritora, sendo a culinária a mais nobre de todas as artes. Assim como os poemas de Cora, o jeitinho goiano de cozinhar, com ingredientes especiais do Cerrado, agrada todo o paladar que se preze. A cozinha rural tem um sabor que encanta. Por isso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás) oferece em sua grade de cursos de Promoção Social (PS), na área de alimentação e nutrição, o curso de Cozinha Rural. O objetivo da capacitação vai além dos segredos do tempero e visa contribuir com o desenvolvimento da qualidade de vida, por meio de hábitos alimentares saudáveis. O treinamento em Cozinha Rural, do Senar Goiás, está direcionado para o aproveitamento integral dos alimentos, assim como a valorização dos ingredientes típicos da fazenda. Os participantes também aprendem noções sobre economia doméstica, agregando conhecimento para produtores e produtoras rurais que ganham a vida com suas receitas.


Com carga horária de 32 horas, o curso possui metodologia teórica e prática e pode ser realizado por pessoas com mais de 18 anos, que desejam levar aos quatro cantos do estado o sabor caseiro da comida da roça. Durante o treinamento, os participantes recebem orientações sobre a importância da higiene pessoal, dos alimentos, do ambiente e de utensílios, além de dicas sobre a utilização correta da água corrente e o uso de solução sanitizante, para limpeza apropriada de verduras, frutas e legumes, eliminando assim os microorganismos. Os instrutores também explicam sobre as melhores técnicas de armazenar alimentos e local apropriado, e o uso correto de tábuas e facas, dicas que fazem diferença no dia a dia da cozinha.


Para a coordenadora de ações e projetos do Senar Goiás, Andréia Peixoto, no treinamento Cozinha Rural os participantes aprendem na prática a elaborar cardápios que valorizam produtos do meio rural. “Além dos pratos típicos da culinária rural, utilizando especialmente carnes suína, bovina, frango caipira, o milho e a mandioca. Os alunos aprendem a fazer diversas quitandas como pão de queijo, pães caseiros, bolos, tortas, roscas, sobremesas como doce de abóbora e pudim de queijo”, explica.


Andréia destaca ainda que o treinamento Cozinha Rural pode agregar no orçamento financeiro do aluno. “O ganho financeiro para o participante do treinamento do Senar se dá pela economia doméstica, isso porque o aluno aprende sobre aproveitamento integral dos alimentos, planejamento das compras, valorização dos ingredientes típicos da fazenda. Tudo contribui com o preparo adequado dos pratos. Muitos alunos acabam empreendendo abrindo o próprio negócio e ganhando uma renda extra”, conclui.


Para outras informações sobre treinamentos e cursos oferecidos pelo Senar Goiás, entre em contato pelo telefone (62) 3412-2700 ou pelo site www.senargo.org.br


Texto: Francis Telles

Fotos: Larissa Melo

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar Goiás promove Fórum de Empregabilidade por meio do programa Talentos do Campo em Goianésia

Senar

Notícias

Senar Goiás orienta sobre contratação do plano safra 2025/26

Encontro

Notícias

Encontro estadual de técnicos de campo reúne mais de 700 profissionais para qualificação e celebra expansão da ATeG

Imagem