Dados divulgados pelo IBGE e pela Conab apontam crescimento de produção de feijão, uva e trigo

Imagem

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgaram dados, na terça-feira, 11 de fevereiro, sobre a produção agrícola para a safra 2019/2020. Foram divulgados o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do IBGE e o 5º Levantamento da Safra de Grãos 2019/2020 da Conab.

Os dados continuam positivos para a produção de grãos no Estado, com destaque para a soja, que deve ser recorde. Isso se deve às condições climáticas favoráveis, sobretudo, ao fato do veranico não ter sido tão longo e rigoroso quanto em outros anos. Além disso, outras culturas têm ganhado espaço no nosso Estado.

Confira um resumo das principais culturas do Estado divulgados no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do IBGE e no 5º Levantamento da Safra de Grãos 2019/2020 da Conab:


Grãos (geral)

A Conab estima que Goiás se mantenha no quarto lugar nacional na produção de grãos, com a expectativa de produção de 24,5 milhões de toneladas. O número representa 9,8% da produção do País.


Soja

O IBGE e a Conab preveem, ambos, produção de 12 milhões de toneladas de soja no Estado de Goiás. É um valor recorde de produção, que se deve, em boa parte, pelas condições climáticas, o que favoreceu a cultura. Segundo o IBGE, a área de soja a ser colhida no Estado em 2020 deve ser de 3,5 milhões de hectares, o que representa um aumento de 4,5% em relação à safra anterior. De acordo com a Conab, a cultura da soja deve ter ganho em produtividade de 3,3%, com a expectativa de colheita de 3.400 quilos por hectare.

Milho

Segundo a Conab, espera-se colher 10,9 milhões de toneladas de milho, na safra 2019/2020. A produção do milho 1ª safra deve ter ganho em produtividade, com acréscimo de 4,8% em relação à safra anterior, chegando a 7.920 quilos por hectare.

Sorgo

A produção estimada é de 915,2 mil toneladas, segundo a Conab.

Feijão

Para o feijão, houve pouco crescimento da área plantada (apenas 0,2%), mas, segundo a Conab, em contrapartida, houve aumento da estimativa de produção que pode chegar a 319,9 mil toneladas - representa 5,1% a mais que na última safra. Com isso, Goiás pode alcançar o segundo lugar no ranking nacional em produtividade, com 2.433 quilos por hectare.

Trigo

O trigo também teve crescimento sem aumento da área plantada, segundo a Conab. A produção pode chegar a 172,4 mil toneladas, o que representa crescimento de 8,6% em relação à safra anterior. Goiás se mantém em segundo lugar no quesito produtividade da cultura, com estimativa de 5.320 quilos por hectare.

Gergelim

No levantamento divulgado, a Conab passou a monitorar o gergelim, produto que vem ganhando espaço em mercados internacionais. A produção de gergelim deve ocupar uma área de três mil hectares, em Goiás, com produção estimada de 2,1 mil toneladas e produtividade de 700 quilos por hectare.

Outras culturas - Safra 2019 (LSPA/IBGE)

Batata-inglesa: 209,2 mil toneladas

Uva: 2,1 mil toneladas - crescimento de 26,4% em relação à safra anterior

Café Arábica: 20 mil toneladas - aumento de 2,1% em relação à safra anterior

Cana-de-açúcar: 73,9 milhões de toneladas

Texto Seapa com adaptação
Comunicação Sistema Faeg/Senar
Áreas de atuação

Veja também

Encontro

Notícias

Encontro estadual de técnicos de campo reúne mais de 700 profissionais para qualificação e celebra expansão da ATeG

Nutrição

Notícias

Nutrição do Solo para Cultivo de Frutíferas: conheça o curso gratuito do Senar totalmente online

Plano

Notícias

Plano Safra 2025-2026 não atende as necessidades do setor rural

Imagem