AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Faeg pede credenciamento de armazéns pessoa física

Imagem

Com uma capacidade armazenadora abaixo do necessário, Goiás terá de credenciar, junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), armazéns que são de pessoas físicas.

O pedido foi realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), na manhã desta sexta-feira (2), ao Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (MAPA).

De acordo com a legislação vigente, atualmente, os armazéns credenciados pela Conab devem pertencer apenas à pessoas jurídicas.

“Essa rede não atende à demanda da safra em Goiás, principalmente nas operações de políticas públicas de auxílio à comercialização”, explica o presidente da Faeg, José Mário Schreiner.

Ele esclarece que permitir que armazéns, que estão sob a propriedade de produtores rurais, operem programas governamentais de política agrícola fará com que a capacidade armazenadora do estado tenha um acréscimo em 30%.

Para a Federação, a medida está em consonância com a proposta adotada pelo Governo Federal para melhoria da infraestrutura de armazenagem, durante anúncio do Plano Agrícola e Pecuário 2013/14, em junho.

Na época, a presidente Dilma Rousseff anunciou R$ 25 bilhões para a construção de novos silos em cinco anos; serão financiamentos com taxa de 3,5% ao ano e prazo de pagamento em até 15 anos.

Permitir que armazéns de produtores sejam credenciados pela Conab, incluindo aqueles que estão em propriedades rurais, também é mais uma forma de o produtor ser estimulado a construir sua própria rede armazenadora.

Hoje, Goiás possui capacidade para armazenar somente 80% do que produz, quando o ideal seria no mínimo uma capacidade armazenadora de 120%, pois isso levaria em consideração os volumes que sobram de uma safra para outra.

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar Goiás oferece quase 100 cursos gratuitos em EAD para capacitação no setor agropecuário

Assistência

Notícias

Assistência Técnica do Senar Goiás alcança número recorde de produtores

Arroba

Arroba do gado: IFAG orienta produtores para reduzir impactos de queda de preço 2 a 3% ao mês

Imagem