Faeg pede credenciamento de armazéns pessoa física

Imagem

Com uma capacidade armazenadora abaixo do necessário, Goiás terá de credenciar, junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), armazéns que são de pessoas físicas.

O pedido foi realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), na manhã desta sexta-feira (2), ao Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (MAPA).

De acordo com a legislação vigente, atualmente, os armazéns credenciados pela Conab devem pertencer apenas à pessoas jurídicas.

“Essa rede não atende à demanda da safra em Goiás, principalmente nas operações de políticas públicas de auxílio à comercialização”, explica o presidente da Faeg, José Mário Schreiner.

Ele esclarece que permitir que armazéns, que estão sob a propriedade de produtores rurais, operem programas governamentais de política agrícola fará com que a capacidade armazenadora do estado tenha um acréscimo em 30%.

Para a Federação, a medida está em consonância com a proposta adotada pelo Governo Federal para melhoria da infraestrutura de armazenagem, durante anúncio do Plano Agrícola e Pecuário 2013/14, em junho.

Na época, a presidente Dilma Rousseff anunciou R$ 25 bilhões para a construção de novos silos em cinco anos; serão financiamentos com taxa de 3,5% ao ano e prazo de pagamento em até 15 anos.

Permitir que armazéns de produtores sejam credenciados pela Conab, incluindo aqueles que estão em propriedades rurais, também é mais uma forma de o produtor ser estimulado a construir sua própria rede armazenadora.

Hoje, Goiás possui capacidade para armazenar somente 80% do que produz, quando o ideal seria no mínimo uma capacidade armazenadora de 120%, pois isso levaria em consideração os volumes que sobram de uma safra para outra.

Áreas de atuação

Veja também

Aplicativo

Notícia

Aplicativo Leite Bem, do Senar Goiás, ajuda a economizar 20% com custos de produção

Feijão

Notícias

Feijão de melhor qualidade puxa alta de preços, mas valores seguem abaixo da média histórica

Muito

Caso de Sucesso

Muito além de um docinho

Imagem