Dirigentes da Faeg se reúnem para aprovar contas e balanço

Imagem

assembleia geral - Larissa Melo11Catherine Moraes
Diretores, produtores e presidentes de Sindicatos Rurais se reuniram, na tarde desta terça-feira (16) durante o Encontro de Líderes Empreendedores Rurais 2014. A reunião, realizada na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) foi comandada pelo presidente José Mário Schreiner e teve como objetivo a aprovação das contas da federação e da previsão orçamentária para 2015. Além disso, foram apresentados os principais números e trabalhos desenvolvidos pelo corpo técnico e diretoria da Faeg ao longo de 2014.

A mesa diretiva foi composta ainda pelos vice-presidentes administrativo e institucional Eurípedes Bassamurfo e Bartolomeu Braz respectivamente; presidente do Conselho Fiscal Rômulo Pereira da Costa; 2º vice-presidente institucional Wanderley Rodrigues; suplente da diretoria Vanderlan Moura e o superintendente da Faeg, Claudinei Rigonatto. No fim, após as contas aprovadas, José Mário começou a expor alguns dos temas mais discutidos ao longo do ano que se encerra.

Emplacamento de máquinas
José Mário falou sobre a emenda à Medida Provisória 656/2014, proposta pelo deputado Luiz Carlos Heinze (PP-RS) que sugere um registro único e cadastro específico de máquinas agrícolas. Para o presidente da Faeg, o emplacamento proporciona segurança aos produtores, mas o cadastro específico seria positivo pelo fato de não onerar com IPVA a ser pago anualmente.

assembleia geral - Larissa Melo07Vazio da soja
O encontro também tratou da Instrução Normativa do Vazio Sanitário da Soja. “Estávamos tendo safrinha de soja, inclusive com uso de pivôs e a ferrugem asiática se alastrando. Em 2014 tivemos prejuízos imensos e não podemos deixar que isso se repita em 2015. A Aprosoja Goiás e a Comissão da Faeg tiveram inúmeras reuniões ao longo do ano a fim de sanar este problema”, completou.

Vice-presidente institucional da Faeg e presidente da Aprosoja Goiás completou dizendo que os produtores precisam zonear a ferrugem levando em consideração as datas diferentes de vazios sanitários do país.

Corpo técnico
Bartolomeu também apresentou alguns dados sobre o trabalho desenvolvido pelos técnicos da federação que hoje participam de 110 comissões, grupos de representatividade dentro e fora da casa. Gerenciando 16 comissões setoriais, os técnicos participaram de 790 reuniões no ano de 2014, uma média de 131 por pessoa e três por dia.

“Participamos da entrega de 100 viaturas de patrulhamento rural; seguramos 68% da cana dos fornecedores de Goiás; Auxiliamos no cadastro dos irrigantes junto à Seagro; formamos uma comissão de equideocultura e nosso presidente se tornou membro da comissão da CNA; atuamos de forma significativa nas pecuárias de corte, leite, na silvicultura, fruticultura e suinocultura. É um pouco tempo para falar tudo, mas estão convidados a participar e conhecer mais sobre as comissões que nos auxiliam de forma magnífica”, completou o vice-presidente.

assembleia geral - Larissa Melo16Cadastro Ambiental Rural
Jordana Sara, técnica para a área de Meio Ambiente falou um pouco sobre o CAR aos presentes, a convite de Bartolomeu. Ao longo de 2013 ela participou da capacitação de 4.200 técnicos, com apoio do Senar Goiás. Ela alertou para a importância de um bom técnico fazer o Cadastro, incluindo visita à propriedade. Produtores aproveitaram para tirar dúvidas e ela se disponibilizou a visitar ainda mais municípios levando informações a produtores e técnicos da região.

Impulsionando os jovens
José Mário também recordou o Agrojovem, realizado neste mês pela Faeg e Senar em parceria com outras instituições. O presidente também citou o CNA Jovem que ocorreu no último final de semana em Pirenópolis e mobilizou jovens de todo o estado. “Precisamos incentivar estes jovens. Eles voltam para casa cheio de sonhos e ajudam pai, mãe, avós. O encontro em Anápolis foi uma maravilha. Atuamos com o Agrinho, Pronatec, Ensino à Distância e lançamos recentemente o Rede e-Tec e para 20 vagas, tivemos 160 inscritos. Precisamos valorizar isso”, concluiu.

Áreas de atuação

Veja também

Atraso

Atraso no plantio da soja pode forçar migração para outras culturas na safrinha, diz Ifag

Capacitações

Capacitações do Senar Goiás contribuem para preservação ambiental

Mais

Mais de 140 vagas e salários que podem ultrapassar 10 mil reais

Imagem