Durante encontros regionais, especialista e produtores debatem mercado da carne bovina

Imagem

Encontro Pecuaria de CorteMichelle Rabelo

Manejo, comercialização, gestão e aproveitamento máximo das oportunidades no mercado da carne bovina são alguns dos temas que, juntos, pretendem atrair produtores interessados em manter a excelente valorização do alimento e elevar as margens de lucro que vêm sofrendo quedas. Com foco na parte comercial, técnicos, analistas e os próprios produtores fecharam uma programação que pretende atrair cerca de 800 criadores de gado ao longo de duas semanas.

A partir desta terça-feira (10), na Cidade de Goiás, produtores goianos que vivem da pecuária de corte terão acesso a informações sobre o mercado da carne bovina. Trata-se dos Encontros Regionais de Pecuária de Corte 2015, cujo circuito é composto por oito municípios goianos e o cronograma segue até o próximo dia 20, em Ipameri. Os eventos, realizados pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), objetivam mostrar ao produtor a importância de aproveitar o momento – venda do rebanho e compra de animais para reposição - que é propício para iniciar um planejamento anual da atividade.

Segundo a assessora técnica da Faeg para área de pecuária de corte, Christiane Rossi, a intenção da entidade é orientar o produtor dentro de um cenário de custos mais elevados e supervalorização dos animais de reposição. “Se o produtor não souber aproveitar os momentos de compra e de venda, buscar momentos de comercialização, não conseguirá se manter no mercado”, completa.

Compõem a programação temas como mercado, cenário econômico - tanto local quanto internacional -, potencialidade de exportação, o tipo de gestão mais adequado para cada tipo de negócio, a forma e a maneira de comercializar os animais, entre outros pontos que são dúvidas frequentes dos produtores. Para tirar a vontade que Faeg e Senar têm de orientar cada vez mais produtores, as entidades contam com o apoio dos respectivos Sindicatos Rurais (SRs) e do Instituto Inovar.

O circuito é composto por oito municípios - Cidade de Goiás, Porangatu, Nova Crixás, Posse, Caiapônia, Mineiros, Itarumã e Ipameri - representativos na pecuária de corte em Goiás. Falando a língua dos produtores, o médico veterinário e analista de mercado Rodrigo Albuquerque fica responsável por ministrar a palestra “Cenário Econômico e Perspectivas para a Pecuária de Corte”.

Confira datas, horários, locais e a programação dos eventos:
10/03 - Cidade de Goiás: Loja Maçônica União e Justiça – Av. Dário de Paiva Sampaio s/n° - Trevo GO-070
11/03 – Porangatu: Salão do Sindicato Rural - Av. Brasília s/nº - Parque Agropecuário Hilton M. da Rocha, Vila Rosa
12/03 - Nova Crixás: Parque de Exposições Agropecuárias - Rodovia Go 164 Nº 10 Qd. 01 Lt. 01
13/03 – Posse: Salão de eventos da AABB – Rua Dr. Vanderlan Antônio de Araújo nº 971 – Setor Prudêncio
17/03 – Caiapônia: Salão de Eventos do Sindicato Rural - Av. Plynio Gayer n° 448, Nova
18/03 – Mineiros: Tatersal do Parque de Exposições – Av. Ino Resende – Trevo da BR-364
19/03 – Itarumã: Parque de Exposições Agropecuárias - Rua Jataí n° 4 - Setor de Clubes
20/03 – Ipameri: Salão do Sindicato Rural - Rua José Balduíno dos Santos n° 770, Centro

Programação:
18h Recepção
19h Abertura
19h30 Palestra: Cenário Econômico e Perspectivas para a Pecuária de Corte
20h30 Painel e Debate
21h10 Encerramento

Áreas de atuação

Veja também

Faeg

Notícias

Faeg manifesta preocupação com tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros

Colheita

Notícias

Colheita de feijão chega com queda de preços

Senar

Notícias

Senar Goiás promove o Fórum de Carreiras em Goianésia para impulsionar a empregabilidade no agro

Imagem