Michelle Rabelo
Em busca de refinar, cada dia mais, seus conhecimentos, e assim repassar informações de ponta para o homem do campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), participa nesta sexta-feira (16) do Dia Técnico organizado pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado de Goiás (Sindileite). O ponto alto do evento será a palestra sobre o sistema que utiliza como tecnologia o Compost Barn, tipo de instalação que começou a ser utilizada recentemente no país e que promete amentar a produtividade dos animais, bem como a qualidade do leite obtido.
Tendo em sua lista de programas e projetos, o Goiás Mais Leite – que utiliza a metodologia Balde Cheio, o Senar Goiás aproveita a oportunidade para conhecer de perto o sistema de criação de gado leiteiro que trabalha com uma área coberta geralmente revestida com uma cama de serragem, aparas de madeira e esterco compostado. O evento acontece no Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária em Goiás (Fundepec).
O superintendente do Senar Goiás, Eurípedes Bassamurfo, pontua que iniciativas como essa são muito valiosas para o setor e que a entidade faz questão de participar, aprimorando ainda mais a qualidade de informações repassadas às centenas de pessoas que procurar o Senar Goiás em busca de capacitação rural. Bassamurfo já confirmou presença e leva com ele o coordenador do Goiás Mais Leite, Marcos Henrique Teixeira. “Hoje o Senar Goiás possui uma metodologia que é cumprida à risca no Goiás Mais Leite, porém toda nova informação ou tecnologia extra vem para agregar valor, independente se ela vai ser utilizada ou não. O Compost Barn é uma tecnologia nova, se difere do que nos fazemos atualmente, mas precisa ser absorvida por cada técnico da entidade”, pontua Marcos.
Completando a programação, palestras do diretor da Alcance Rural, Adriano de Siqueira Seddon, e da pesquisadora da Embrapa Gado de Leite, Rosangela Zoccal, apresentando as perspectivas do mercado de leite. Para Marcos Henrique, um produtor bem informado é peça chave para o sucesso da atividade. “Essa perspectiva é importante para que o produtor se resguarde diante das dificuldades no que tange o mercado. Ele precisa de um plano de ação e para isso, a análise de mercado é fundamental”.
Abrindo oficialmente o evento, o presidente do Sindileite, Joaquim Guilherme Barbosa, também vai falar sobre a importância da busca incansável por produtividade, seja mudando o tipo de alimentação, de confinamento ou mesmo da administração da propriedade. No caso do Compst Barn, a promessa vai além: conforto para as vacas, animais mais limpos, redução de problemas de perna e casco, diminuição da contagem de células somáticas (CCS), aumento da detecção de cio e na produção de leite, menor odor e incidência de moscas, além de melhores condições de trabalho aos produtores.
Depois do almoço, a equipe do Senar Goiás se desloca, juntamente com os participantes do Dia Técnico, para a fazenda agropecuária Paraíso Jersey, em Hidrolândia. No local, o proprietário, Paulo Eduardo de Lima, apresenta suas instalações.
Serviço
Dia Técnico Sindileite
Local: Fundepec - Rua 261, Edifício José Magno Pato, Quadra 95, Lote 33, do Setor Leste Universitário
Horário: das 8h às 17h30