Embaixador apresenta métodos de referência no uso da água

Imagem

embaixador fredoxTemos atuado para desenvolver e exportar cada vez mais conhecimento em tratamento e reuso de água. A afirmação foi do embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, que ministrou palestra, nesta quarta-feira (24), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), em Goiânia (GO). Com o tema ‘Gestão da Água: Uma Experiência de Israel para Goiás’, o embaixador finalizou a ‘Missão Oficial Agritech Goiás e Israel’, que percorreu os municípios de Jataí, Rio Verde e a Capital goiana, com o objetivo de estabelecer parcerias e troca de experiências entre os dois países, no que diz respeito a agricultura. A realização foi da Faeg, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) e a Embaixada de Israel.

Segundo Yossi Shelley, a tecnologia ajudou muito os israelenses a superarem os desafios da água. “Israel é um país onde falta água, mas a água não falta para os israelenses”, afirmou o embaixador. Com estratégia, vinda basicamente da central responsável pela gestão da água, em todo o país, estabeleceu-se um preço relativamente alto para o consumo da água e a consciência de que cotas que forem ultrapassadas geram um custo para a família, dentro de uma cultura que evita o excesso. “As crianças já são educadas nessa cultura e, muitas vezes, chegam a alertar os pais quanto ao consumo exagerado”, ressaltou.

No caso da agricultura, Shelley destacou que o setor é um dos mais eficientes do mundo, tendo em vista o teor tecnológico investido. Toda a terra fértil é irrigada, os produtores trabalham com a quantidade exata de água para cada planta, além de utilizarem softwares avançados para o controle da irrigação. O resultado é que quase 85% do total da água de reuso de Israel é utilizada na agricultura – a maior porcentagem do mundo. “Agricultura em Israel é uma referência necessária para a produção agrícola mundial, num contexto em que é cada vez mais crítica para garantir a eficiência no uso da água, aquecimento global, e aplicando a tecnologia para melhorar a produção de alimentos com sustentabilidade”, apontou o embaixador.

Uso conscientevisita embaixador israel faeg 24 01 2018 fredoxcarvalho 65

“Apostar na irrigação é fundamental para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro”, afirmou o presidente do Sistema Faeg, José Mário Schreiner, durante abertura do evento. Schreiner ressaltou que o sistema de irrigação no Brasil ainda é fragilizado. “É importante que os agricultores se mobilizem, se organizem em associações, cooperativas e participem efetivamente dos comitês e conselhos de forma a influenciar nas decisões que interferem no desenvolvimento da irrigação”, disse.

Segundo o presidente, trabalhar na conscientização do uso correto da água é fundamental, já que pode ser uma alternativa, como em Israel, em tempos de estiagem. “Precisamos adequar e trabalhar na conscientização do uso da água, tanto na agricultura como na sociedade”.

Presenças

Estiveram presentes na abertura, o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), Euclides Barbo, o vice-presidente Leopoldo Veiga Jardim, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg), Maria Zaira, deputados, entidades ligadas ao setor, presidentes de Sindicatos Rurais, produtores, estudantes e técnicos.

Texto: Nayara Pereira

Fotos: Fredox Carvalho

Assessoria de Comunicação Sistema Faeg Senar Goiás

Telefone: (62) 3096-2113

sistemafaeg.com.br

senargo.org.br

twitter.com/ SistemaFaeg

facebook.com/ SistemaFaeg

instagram.com/ SistemaFaeg

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar Goiás promove Fórum de Empregabilidade por meio do programa Talentos do Campo em Goianésia

Senar

Notícias

Senar Goiás orienta sobre contratação do plano safra 2025/26

Encontro

Notícias

Encontro estadual de técnicos de campo reúne mais de 700 profissionais para qualificação e celebra expansão da ATeG

Imagem