Emenda federal beneficiará aquicultura

Imagem

Foi publicada nesta sexta-feira (12), no Diário Oficial da União, a Lei Nº 14.011/2020, oriunda da MP 915/2019, aprovada pelo Plenário do Senado Federal através do PLV 9/2020, que facilita a venda de imóveis da União. A medida permite ao governo conceder desconto de 25% sobre o valor inicial de imóvel à venda já na segunda tentativa de leilão.

"A Emenda Nº 100, aprovada e incluída na Lei 14.011, é muito importante porque beneficia o pequeno produtor de peixe do nosso país, pois permite desburocratizar a cessão relativa a espaços físicos em corpos d"água de domínio da União para fins de aquicultura, no âmbito da regularização aquícola", explica a analista técnica do Ifag, Jordana Sara.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o peixe é a principal fonte de proteína animal do mundo (53%). No entanto, no Brasil, a atividade de aquicultura ainda é pouco explorada. Jordana Sara esclareceu que o processo licitatório é obrigatório e tende a ser moroso e burocrático, daí a necessidade de ter proposto a dispensa da licitação.

Com mais de 1 milhão de empregos no Brasil, o setor de piscicultura produziu em 2019 o volume de 758 mil toneladas de pescado, o que representa um valor de produção primaria de R$ 6.000.000.000.00 (Seis bilhões de reais). Enquanto, isso há 1.160 processos licitatórios, que poderiam produzir mais 3 milhões de toneladas de pescados, aguardando liberação. Alguns chegam a 7 anos de espera.

Fonte: Senado Federal

Áreas de atuação

Veja também

Conservação

Conservação ambiental avança com apoio dos produtores rurais, indica pesquisa

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Senar

Notícias

Senar Goiás realiza aulões especiais de ENEM

Imagem