Encontro de dirigentes aborda importância do empreendedorismo sindical

Imagem

unnamedMichelle Rabelo
Trazendo para dentro de casa o que dá tão certo fora dela, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) capacitam seus parceiros, assim como fazem com milhares de produtores rurais, por meio de cursos, ações e programas especiais. As entidades promovem, nos dias 4 e 5 de agosto, mais um Encontro de Dirigentes, desta vez de olho em quem está entrando agora no setor e assumindo as gestões dos Sindicatos Rurais (SRs) espalhados pelo estado. Na ocasião, Faeg e Senar Goiás visam capacitar os novos presidentes, que assumiram as cadeiras no 1º semestre de 2015, para prestem melhores serviços e disponibilizem maior apoio aos homens do campo.

O coordenador do evento e gerente Sindical da Faeg, Vitor Hugo Evangelista, explica que o objetivo é ampliar a visão dos novos dirigentes sobre o trabalho realizado pela Faeg e pelo Senar Goiás. Além disso, o evento irá tratar sobre a atuação dos presidentes dos SRs como líderes do setor produtivo rural nos seus respectivos municípios.

No encontro acontece também o Seminário do Programa Empreendedor Sindical, composto por uma série de palestras que irão abordar temas como os indicadores do desenvolvimento sindical, a arrecadação da contribuição do Sindical Rural e suas obrigações legais. Fruto de uma parceria entre as entidades e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Goiás (Sebrae Goiás), o Programa Empreendedor Sindical (PER) visa desenvolver as organizações e as atividades sindicais rurais em Goiás.

O encontro, que contará com a participação do presidente e três membros da diretoria de 17 SRs, vai trazer um resumo do cenário do agro em Goiás e no Brasil, apresentando as funções diretivas e de lideranças, passando por conceitos básicos de desenvolvimento sustentável, estruturas de poder, políticas públicas e parcerias estratégicas. Além disso, será destacada a importância de cada personagem como membros de diretorias, instrutores, mobilizadores e equipe técnica.

O presidente da Faeg e do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner, falará sobre a evolução e o papel do líder no Sistema Sindical Rural. O vice-presidente institucional da entidade, Bartolomeu Braz, irá abordar a atuação da Faeg no que se refere à política de classe e comissões técnicas. Para falar sobre a parceria entre o Senar Goiás e os Sindicatos Rurais (SRs), o superintendente da entidade, Eurípedes Bassamurfo também ministrará palestra para os presentes.

Segundo o gerente sindical da Faeg, Vitor Hugo Evangelista, entender essa parceria, tanto com a Faeg quanto com o Senar Goiás, é de fundamental importância para uma boa gestão. “Conseguimos identificar que muitos dos problemas que presenciamos hoje na base acontecem por falta de informação e excesso de inexperiência dos novos dirigentes. Os sindicatos precisam estar próximos das entidades representativas para que consigamos atendê-los com a maior eficiência possível”. Victor Hugo ministrará palestra sobre a atuação institucional, cujo objetivo é mostrar para a diretoria dos SRs a grande variedade de áreas de atuação disponíveis, tanto institucionalmente, quanto na prestação de serviços para seus associados, assim como trabalhadores e produtores rurais da região.

Finalizando o encontro, o painel “Parcerias visando o Desenvolvimento Municipal” aborda a importância de um trabalho conjunto dentro do cenário do agronegócio. Neste painel, participam, os presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Arthur Eduardo Alves Toledo e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural em Goiás (Emater Goiás), Pedro Arraes. Completando o time, o diretor técnico do Sebrae Goiás, Wanderson Portugal Lemos também irá participar.

Programa Empreendedor Sindical
Resultado de uma parceria com o Sebrae Goiás, o Programa Empreendedor Sindical (PER) atua diretamente na parte de gestão e planejamento, que são a base de um Sindicato Rural forte. “O Sebrae contribui com sua experiência nessas áreas para formatar junto conosco, ações que levem um pouco mais de conhecimento aos dirigentes sindicais e produtores goianos. Assim, caminhamos para um setor produtivo mais forte e cada vez mais planejado”, pontua Vitor Hugo.

Áreas de atuação

Veja também

Aplicativo

Notícia

Aplicativo Leite Bem, do Senar Goiás, ajuda a economizar 20% com custos de produção

Feijão

Notícias

Feijão de melhor qualidade puxa alta de preços, mas valores seguem abaixo da média histórica

Muito

Caso de Sucesso

Muito além de um docinho

Imagem