AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Encontro de líderes rurais reúne 2 mil produtores em Goiânia

Imagem

2013-12-12-presidenteO 1º Encontro de Empreendedores Líderes Rurais, realizado pela Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás) e pelo Sebrae Goiás, reuniu mais de 2 mil inscritos durante esta quinta-feira (12). O evento foi realizado no Lago Verde, na saída para Inhumas e contou com a presença da presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, senadora Kátia Abreu; presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner; deputado federal Ronaldo Caiado e o diretor técnico do Sebrae em Goiás, Wanderson Portugal. O deputado federal Vilmar Rocha representou o governador Marconi Perillo.

O evento foi aberto com palestra motivacional do professor Gretz, o paulista que já realizou mais de 5 mil palestras em 30 anos de atividade. Agricultor e feirante até os 20 anos de idade, ele falou com destreza dos problemas enfrentados pelo setor. Com motivação e propriedade, levou a plateia a aplaudir de pé.

2013-12-12-gretz “A prosperidade que temos é bênção ligada à sua postura. Ninguém nasce com sorte, é trabalho, é reconhecimento. Alguns acham que ambição é pecado, pecado é a inveja. Ninguém consegue superar alguém determinado e disciplinado. Este é o segredo para o sucesso. O diferencial é sempre o manejo e o manejo é feito por pessoas”, completou Gretz.

Presidente do Sistema, José Mário Schreiner afirmou que o momento foi muito especial e que além de comemorar os avanços de 2013 no setor, queria contar com os líderes para que o próximo ano seja tão bom quanto este. “Queremos mudar a vida dos produtores de Goiás e os resultados nos dão força para continuar”, pontuou.

Premiados

Três produtores foram homenageados durante o evento e contaram um pouco das experiências vividas por meio de programas do Senar e do Sebrae Goiás. Kremisson Alcântara, de Itaberaí, é produtor de leite e faz parte do Programa Balde Cheio do Senar. José Moreira de Sousa, é de Piranhas e, além do Balde Cheio fez também o Programa Empreendedor Rural (PER), realizado pelo Senar em parceria com o Sebrae. Já o pecuarista Wagner Marchesi participou de duas edições do PER.

2013-12-12-premio1“Meu pai sempre dizia que que trabalhar na fazenda não era rentável, que eu não devia seguir este caminho. Ainda assim eu quis tentar, tomei gosto pelo campo e em 2011 conseguíamos 80 litros/dia em 2 alqueires. No mesmo ano nós recebemos a visita do gerente do departamento técnico do Senar, Flávio Henrique e começamos a participar do Balde Cheio. Hoje, mais de dois anos depois, conseguimos até 600 litros/dia, em uma terra menos e com menos vacas. Eu só tenho a agradecer”, recordou Kremisson.

2013-12-12-premio2José Moreira de Sousa, chorou ao recordar a própria história e pediu desculpas pela fragilidade. Ao presidente José Mário, ele agradeceu o apoio e a vontade de sempre ajudar os pequenos produtores. “Antes eu produzia 170 litros, com 26 animais. Hoje nossas vacas são apenas 13 e nós conseguimos 240 litros. Com o Sebrae, estou participando do PER. Deus, que loucura, esse programa é maravilhoso e abriu a nossa mente”, completou.

2013-12-12-premio3Wagner Marchesi se inscreveu no PER junto com dois filhos e afirmou que até mesmo a prefeita de Britânia participou do curso. “Começamos um projeto de ovinos e hoje já temos quatro unidades da Casa do Cordeiro, uma em Jussara e três em Goiânia. Me achava experiente e vi que faltava muito respaldo técnico”, finalizou.

Reconhecimento

Deputado Ronaldo Caiado reconheceu a importância da Federação para o setor e elogiou o trabalho realizado pelo Senar em parceria com o Sebrae Goiás. “Eu pensava, por exemplo, que sabia domar um cavalo, mas aprendi com o Senar que a doma pode ser feita de outra maneira. Aos 64 anos ainda estou aprendendo”, finalizou. Wanderson Portugal, diretor técnico do Sebrae Goiás agradeceu a parceria e afirmou que “não é possível cuidar do setor rural em Goiás sem a parceria da Faeg e do Senar”.

“Este foi um ano excepcional e muitos desafios foram vencidos. Enquanto o saldo positivo do país foi de R$ 1 bilhão, o do setor agropecuário foi de R$ 83 bilhões. Tivemos superávit maior que o restante do país e nosso patrão se chama mercado. O que estamos fazendo aqui é a profissionalização e seremos ainda mais vitoriosos”, afirmou a presidente da CNA, a senadora Kátia Abreu.

Áreas de atuação

Veja também

Fruticultura

Notícia

Fruticultura desempenha papel estratégico na economia de Goiás

Cadastro

Notícia

Cadastro de propriedade rural já pode ser feito totalmente on-line

Ovos

Notícia

Ovos caipira: boa possibilidade de lucro com acompanhamento do Senar Goiás

Imagem