Evento mostrou que sucessão familiar não é perda de poder

Imagem
Para muita gente a sucessão familiar, ou seja a escolha de alguém mais jovem para assumir a administração e o trabalho da propriedade rural, está associada a perda de poder. “Sempre quando levanto esse assunto junto dos produtores rurais, eles associam ao filho tomando conta da propriedade e o fim do poder de decisão. É aquela história de que enquanto eu tenho a “chave” da porteira, sou eu quem decido quando fechar ou abrir. E é por isso que eu resolvi abordar esse assunto com um especialista. Pra mostrar que sucessão familiar não é antecipação da partilha da terra e sim o preparo para a próxima gestão, para as exigências do mercado e progressos tecnológicos nos próximos anos. É um norte para que o negócio da família não acabe, explica Sergio Andrade, presidente do Sindicato Rural de Pontalina, cidade a 130 km de Goiânia.


Na última sexta-feira (09/08), o economista administrador, consultor do governo e de empresas de vários países, Francisco Vila, foi até a cidade de Pontalina. Durante cerca de três horas ele explicou como fazer a sucessão familiar de forma mais branda e consciente. Nada mais é do que traçar um plano pra preservação do trabalho da família, às vezes feito por gerações. Mas como atrair os jovens para a permanência no campo?
“Hoje o campo não é mais aquele lugar isolado, de difícil acesso. As estradas são melhores, tem energia, internet, maquinário, o trabalho não é mais tão braçal. Nem todo médico, advogado, engenheiro, ganha dinheiro. Mas é certo que a maioria vive em situação de stress nas grandes cidades. Então é preciso mostrar para o jovem que ele vai pegar um negócio, que bem planejado, é muito mais vantajoso e menos pesado do que abrir espaço em profissões saturadas", destaca, Francisco Vila.

Veja no vídeo em um trecho do que foi abordado junto aos produtores de Pontalina.



Comunicação Sistema Faeg/Senar

Veja também

Feijão

Notícias

Feijão de melhor qualidade puxa alta de preços, mas valores seguem abaixo da média histórica

Muito

Caso de Sucesso

Muito além de um docinho

Novo

Infraestrutura

Novo Instrumento de Convocação é Publicado - Pavimentação da Rodovia GO-147

Imagem