AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Evento mostrou que sucessão familiar não é perda de poder

Imagem
Para muita gente a sucessão familiar, ou seja a escolha de alguém mais jovem para assumir a administração e o trabalho da propriedade rural, está associada a perda de poder. “Sempre quando levanto esse assunto junto dos produtores rurais, eles associam ao filho tomando conta da propriedade e o fim do poder de decisão. É aquela história de que enquanto eu tenho a “chave” da porteira, sou eu quem decido quando fechar ou abrir. E é por isso que eu resolvi abordar esse assunto com um especialista. Pra mostrar que sucessão familiar não é antecipação da partilha da terra e sim o preparo para a próxima gestão, para as exigências do mercado e progressos tecnológicos nos próximos anos. É um norte para que o negócio da família não acabe, explica Sergio Andrade, presidente do Sindicato Rural de Pontalina, cidade a 130 km de Goiânia.


Na última sexta-feira (09/08), o economista administrador, consultor do governo e de empresas de vários países, Francisco Vila, foi até a cidade de Pontalina. Durante cerca de três horas ele explicou como fazer a sucessão familiar de forma mais branda e consciente. Nada mais é do que traçar um plano pra preservação do trabalho da família, às vezes feito por gerações. Mas como atrair os jovens para a permanência no campo?
“Hoje o campo não é mais aquele lugar isolado, de difícil acesso. As estradas são melhores, tem energia, internet, maquinário, o trabalho não é mais tão braçal. Nem todo médico, advogado, engenheiro, ganha dinheiro. Mas é certo que a maioria vive em situação de stress nas grandes cidades. Então é preciso mostrar para o jovem que ele vai pegar um negócio, que bem planejado, é muito mais vantajoso e menos pesado do que abrir espaço em profissões saturadas", destaca, Francisco Vila.

Veja no vídeo em um trecho do que foi abordado junto aos produtores de Pontalina.



Comunicação Sistema Faeg/Senar

Veja também

Do

Desafio AgroStartup 2024

Do Campo ao Futuro: Soluções Inovadoras emergindo no AgroStartup 2024

Há

Notícia

Há 16 anos o Senar Goiás leva qualidade de vida para a família rural com o Campo Saúde

Condições

Notícia

Condições climáticas e menor demanda influenciam os preços Hortigranjeiros

Imagem