Exemplo de sustentabilidade: produtor assistido pelo Senar Goiás constrói curral com borracha de pneu de caminhão

Imagem

Flávio Ribeiro é representante comercial, trabalha com vendas de sementes de outubro a fevereiro. Para complementar a renda durante todo o ano, ele produz queijo frescal na chácara Rancho Pica-pau, em Abadia de Goiás, região metropolitana de Goiânia. Atualmente são feitos cerca de 250 quilos por mês. Ele começou a ser acompanhado pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Goiás, há 4 meses. O objetivo é ampliar o rebanho e com a orientação sobre genética, alimentação, aumentar a produção de leite e consecutivamente de queijos.

Nesse processo ele precisou de um curral maior. Inicialmente fez uma parte com tábuas de construção civil, essas usadas para vigas e caixotes. Em cinco delas, com o tamanho de cinco metros, pagou mais de 500 reais. Mas precisava de uma quantidade bem maior. Foi aí que resolveu usar a criatividade para economizar.

“Eu vi uma vez na TV um curral feito com borracha de caminhão e achei muito interessante. Encontrei uma indústria de reciclagem de pneus aqui em Abadia de Goiás e lá achei os anéis com a borracha já preparada. E o preço é muito bom, cerca de 20 reais a cada 3, 30 metros”, conta.

Flávio fez uma parte nova do curral e ainda substituiu umas partes mais antigas pela borracha de caminhão e novamente vai precisar fazer uma ampliação e será com o material.

“Além do preço, a gente ajuda a diminuir a poluição do meio ambiente, os animais não machucam quando batem na borracha e é um material muito durável. Eu acho que a estética fica boa também. Então é uma boa solução sustentável e bem mais barata" conclui.

Comunicação Sistema Faeg/Senar

Áreas de atuação

Veja também

Mais

Mais de 140 vagas e salários que podem ultrapassar 10 mil reais

Conservação

Conservação ambiental avança com apoio dos produtores rurais, indica pesquisa

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Imagem