Flávio Ribeiro é representante comercial, trabalha com vendas de sementes de outubro a fevereiro. Para complementar a renda durante todo o ano, ele produz queijo frescal na chácara Rancho Pica-pau, em Abadia de Goiás, região metropolitana de Goiânia. Atualmente são feitos cerca de 250 quilos por mês. Ele começou a ser acompanhado pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Goiás, há 4 meses. O objetivo é ampliar o rebanho e com a orientação sobre genética, alimentação, aumentar a produção de leite e consecutivamente de queijos.
Nesse processo ele precisou de um curral maior. Inicialmente fez uma parte com tábuas de construção civil, essas usadas para vigas e caixotes. Em cinco delas, com o tamanho de cinco metros, pagou mais de 500 reais. Mas precisava de uma quantidade bem maior. Foi aí que resolveu usar a criatividade para economizar.
“Eu vi uma vez na TV um curral feito com borracha de caminhão e achei muito interessante. Encontrei uma indústria de reciclagem de pneus aqui em Abadia de Goiás e lá achei os anéis com a borracha já preparada. E o preço é muito bom, cerca de 20 reais a cada 3, 30 metros”, conta.
Flávio fez uma parte nova do curral e ainda substituiu umas partes mais antigas pela borracha de caminhão e novamente vai precisar fazer uma ampliação e será com o material.
“Além do preço, a gente ajuda a diminuir a poluição do meio ambiente, os animais não machucam quando batem na borracha e é um material muito durável. Eu acho que a estética fica boa também. Então é uma boa solução sustentável e bem mais barata" conclui.
Comunicação Sistema Faeg/Senar