Expopec apresenta estratégias para a pecuária moderna

gado painelO Brasil está no caminho certo para uma pecuária moderna? Com a globalização e o mercado cada vez mais competitivo, empresas adotam estratégias para agregar valores aos produtos e conseguir diferencial no mercado. Com a pecuária de corte não é diferente, além das ferramentas utilizadas para a melhoria do plantel existente, o pecuarista busca alcançar melhores resultados em seu negócio. A palestra Pecuária moderna – Uma visão estratégica será ministrada no dia 24 de março, das 14 às 15 horas, em Porangatu (GO), pelo diretor da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) e membro do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), Fernando Sampaio. A atividade faz parte da Expopec 2017– Exposição das tecnologias voltadas ao desenvolvimento da pecuária, evento que ocorrerá de 23 a 26 de março, no Parque de Exposição de Porangatu.

Segundo o palestrante, a ideia é trazer um pouco da experiência que acumulou na carreira do mercado internacional à frente da Abiec e do trabalho com a cadeia produtiva no GTPS falando sobre estratégias e desafios para o setor do agronegócio. De acordo com Sampaio, a Expopec é um ambiente propício para o produtor adquirir conhecimento sobre a complexidade da atividade produtiva e sua interface com as demandas do mercado e com a paisagem onde estão inseridos.

Sobre os caminhos do Brasil para uma pecuária moderna, o especialista em Agro faz uma análise positiva para o setor. “O país conseguiu criar uma tecnologia de ponta em agropecuária tropical e a mais recente inovação nessa área é a Integração lavoura Pecuária e Floresta (ILPF), que já começa a entregar seus frutos. Também avançamos nos controles sanitários fundamentais para ampliação de mercado e conquistamos espaço no mercado mundial. A pecuária avançou muito em produtividade e pode avançar ainda mais”, ressalta.

Apesar de todas as dificuldades que o país enfrenta, Fernando Sampaio acredita que estamos no rumo certo e podemos ser mais competitivo. O aumento de produtividade e a implementação do Código Florestal farão do Brasil uma potência sem igual no desenvolvimento agrícola sustentável. “Precisamos levar essa vantagem para o campo do comércio internacional, fazendo do país o grande fornecedor de alimentos produzidos de forma sustentável. E também trabalhar pela inclusão dos produtores que ainda tem pouca eficiência ampliando o acesso ao crédito, tecnologia, gestão e melhorar a segurança jurídica no campo”, diz.

Expopec 2017

O objetivo do evento é divulgar as tecnologias voltadas ao aprimoramento da produção de carne bovina, ovina e suína no Centro-Oeste, além de discutir e apresentar o que há de mais novo no mercado nacional e internacional. A exposição terá em sua programação palestras, demonstrações e oficinas, feiras de touros, espaço para negócios, exposição de animais, shopping de cavalos, visitas técnicas, vitrine da carne, leilão, festival gastronômico e outras atividades.

Durante os quatro dias de evento, quem comparecer ao município de Porangatu poderá participar de discussões e sugestões de políticas públicas para a cadeia produtiva da carne - mercados bovinos, suínos e ovinos/carneiros -, palestras com renomados especialistas, pesquisadores, técnicos e consultores do mercado, além de lançamento e demonstração de novos produtos, equipamentos e serviços. A realização é da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), do Sindicato Rural de Porangatu e do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag).

Ficha Técnica

Expopec 2017

Data: 23 a 26 de março de 2017

Local: Parque de Exposições Agropecuárias ‘Hilton Monteiro da Rocha’

Endereço: Av. Brasília, Vila Rosa, Porangatu (GO)

Site: www.expopec.com.br

Áreas de atuação

Veja também

Aplicativo

Notícia

Aplicativo Leite Bem, do Senar Goiás, ajuda a economizar 20% com custos de produção

Feijão

Notícias

Feijão de melhor qualidade puxa alta de preços, mas valores seguem abaixo da média histórica

Muito

Caso de Sucesso

Muito além de um docinho

Imagem