O Brasil está no caminho certo para uma pecuária moderna? Com a globalização e o mercado cada vez mais competitivo, empresas adotam estratégias para agregar valores aos produtos e conseguir diferencial no mercado. Com a pecuária de corte não é diferente, além das ferramentas utilizadas para a melhoria do plantel existente, o pecuarista busca alcançar melhores resultados em seu negócio. A palestra Pecuária moderna – Uma visão estratégica será ministrada no dia 24 de março, das 14 às 15 horas, em Porangatu (GO), pelo diretor da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) e membro do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), Fernando Sampaio. A atividade faz parte da Expopec 2017– Exposição das tecnologias voltadas ao desenvolvimento da pecuária, evento que ocorrerá de 23 a 26 de março, no Parque de Exposição de Porangatu.
Segundo o palestrante, a ideia é trazer um pouco da experiência que acumulou na carreira do mercado internacional à frente da Abiec e do trabalho com a cadeia produtiva no GTPS falando sobre estratégias e desafios para o setor do agronegócio. De acordo com Sampaio, a Expopec é um ambiente propício para o produtor adquirir conhecimento sobre a complexidade da atividade produtiva e sua interface com as demandas do mercado e com a paisagem onde estão inseridos.
Sobre os caminhos do Brasil para uma pecuária moderna, o especialista em Agro faz uma análise positiva para o setor. “O país conseguiu criar uma tecnologia de ponta em agropecuária tropical e a mais recente inovação nessa área é a Integração lavoura Pecuária e Floresta (ILPF), que já começa a entregar seus frutos. Também avançamos nos controles sanitários fundamentais para ampliação de mercado e conquistamos espaço no mercado mundial. A pecuária avançou muito em produtividade e pode avançar ainda mais”, ressalta.
Apesar de todas as dificuldades que o país enfrenta, Fernando Sampaio acredita que estamos no rumo certo e podemos ser mais competitivo. O aumento de produtividade e a implementação do Código Florestal farão do Brasil uma potência sem igual no desenvolvimento agrícola sustentável. “Precisamos levar essa vantagem para o campo do comércio internacional, fazendo do país o grande fornecedor de alimentos produzidos de forma sustentável. E também trabalhar pela inclusão dos produtores que ainda tem pouca eficiência ampliando o acesso ao crédito, tecnologia, gestão e melhorar a segurança jurídica no campo”, diz.
Expopec 2017
O objetivo do evento é divulgar as tecnologias voltadas ao aprimoramento da produção de carne bovina, ovina e suína no Centro-Oeste, além de discutir e apresentar o que há de mais novo no mercado nacional e internacional. A exposição terá em sua programação palestras, demonstrações e oficinas, feiras de touros, espaço para negócios, exposição de animais, shopping de cavalos, visitas técnicas, vitrine da carne, leilão, festival gastronômico e outras atividades.
Durante os quatro dias de evento, quem comparecer ao município de Porangatu poderá participar de discussões e sugestões de políticas públicas para a cadeia produtiva da carne - mercados bovinos, suínos e ovinos/carneiros -, palestras com renomados especialistas, pesquisadores, técnicos e consultores do mercado, além de lançamento e demonstração de novos produtos, equipamentos e serviços. A realização é da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), do Sindicato Rural de Porangatu e do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag).
Ficha Técnica
Expopec 2017
Data: 23 a 26 de março de 2017
Local: Parque de Exposições Agropecuárias ‘Hilton Monteiro da Rocha’
Endereço: Av. Brasília, Vila Rosa, Porangatu (GO)
Site: www.expopec.com.br