AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Faeg ajuda a aprovar revisão de plano de manejo

Imagem

Marcelo-presidenteLuiz Fernando Rodrigues

Em reunião realizada na sede da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Goiás (Semarh) foi aprovado o relatório do Grupo de Trabalho de avaliação do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) João Leite. O trabalho realizado no GT propunha alterações na delimitação do zoneamento urbano e nas normas aplicadas para parcelamentos do solo. A reunião contou com a participação da consultora técnica da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) para a área de Meio Ambiente, Jordana Sara.

A reunião foi realizada na manhã da última quarta-feira (3) e também contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), da Emater, da Saneago, do Consórcio Intermunicipal da APA do João Leite, do Instituto Chico Mendes de Conservação Ambiental (ICMBio), da Associação para a Recuperação e Conservação do Meio Ambiente (Arca) e de empreendimentos localizados na APA.
Jordana-Sara


O encontro foi conduzido pelo gestor de áreas protegidas da Semarh, Marcelo Alves Pacheco, que apresentou as mudanças propostas pelo GT para
áreas que envolvem a expansão urbana de Anápolis, Campo Limpo, Goianápolis e Terezópolis. Na sequência, foi apresentada algumas propostas de normas aplicáveis para novos parcelamentos de solo urbano, tais como a implantação de bacia de detenção com sistema separador de resíduos sólidos e a preservação de 25% de área permeável em cada lote individual.

A assessora técnica da Faeg lembrou que o foco do conselho é garantir alternativas para um desenvolvimento sustentável na região da APA. “O conselho tem que auxiliar no ordenamento e na ocupação territorial das áreas da APA. Deve-se criar programas e parcerias para fomentar as técnicas de sustentabilidade”, afirma Jordana.

Segundo o superintendente Central de Planejamento da Segplan, Bruno Fleury, deve-se levar em consideração a necessidade de desenvolvimento e de industrialização de cada município da região, inclusive as cidades que estão fora do eixo tecnológico da rodovia BR-153. “Visamos essa implantação, mas sem esquecer da ampliação da área de preservação ambiental e que deve ser debatido com o conselho da APA para não gerar conflitos. Preocupamos com o desenvolvimento econômico e social, mas mantendo esse pulmão que é a APA”, ressalta Bruno. O superintendente ainda afirmou que as indústrias a serem implantadas no eixo tecnológico visam o desenvolvimento com sustentabilidade da região.

Bruno-FleuryPrograma Produtor de Água

Durante a reunião, também foi levantado a importância do envolvimento de produtores da região da APA na preservação do reservatório João Leite. O programa, que visa a conservação da água da bacia, propõe uma remuneração aos produtores rurais que trabalharem para a preservação e proteção dos mananciais de abastecimento. No momento, o edital está sendo finalizado pela Saneago e deve contribuir para garantir a qualidade da água para o abastecimento de Goiânia e da Região Metropolitana.

Áreas de atuação

Veja também

Receitas

Notícias

Receitas do Campo: festival promovido pelo Senar Goiás, nos municípios goianos, preserva a culinária rural

Agroindústria:

Notícias

Agroindústria: programa do Senar Goiás ajuda a lucrar com fabricação de produtos no campo

Piracema:

Notícias

Piracema: proibida pesca de 1º de novembro a 28 de fevereiro

Imagem