Faeg alerta: defensivos agrícolas com princípio ativo PARAQUAT serão proibidos a partir de 22 de setembro

Imagem

A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás – Faeg, vem comunicar a todos os produtores rurais do Estado de Goiás, sobre a proibição do uso dos defensivos agrícolas que contém o princípio ativo Paraquat. Em 2017, após um longo processo de discussão, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária –Anvisa, deliberou sobre a proibição da produção, comercialização e uso dos defensivos agrícolas a base de Paraquat a partir do dia 22 de setembro de 2020 (Segue abaixo os nomes comerciais dos defensivos agrícolas em questão).

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, a Faeg e outras entidades representativas do setor produtivo rural e da indústria de defensivos agrícolas, tem buscado insistentemente junto à Anvisa, uma dilação do prazo da proibição, justificando suas ações em novos estudos científicos que demonstram a segurança destes produtos.

No entanto, em que pese o trabalho feito junto a Anvisa, ainda não houve uma resposta positiva para o pleito, nesse sentido a situação atual indica que a partir do dia 22 deste mês, os herbicidas a base de paraquat terão sua utilização proibida. É importante salientar, que a Anvisa estabeleceu que os fabricantes deverão recolher os estoques, tanto no comércio quanto nas propriedades rurais, em um prazo máximo de 30 (trinta) dias após o prazo final estipulado.

Por fim, a Faeg, juntamente com a CNA, estarão acompanhando e cobrando da Anvisa resposta para a prorrogação solicitada e qualquer novidade que possa surgir frente ao assunto em questão estaremos informando a todos.

Defensivos agrícolas a base de Paraquat (ou dicloreto de paraquate): Flak 200 SL; Orbit; Paramaster; Tocha; Gramocil; Gramoking; Gramoxone 200; Helmoxone; Nuquat; Paradox; Paraquat 200 SL Alamos; Paraquate Alta 200 SL; Pramato; Quatdown; SeveroBR; e Sprayquat.

(Fonte: Agrofit, MAPA)

O comunicado da Faeg tem como base a Resolução de Diretoria Colegiadas (RDC) da Anvisa e o parecer da Agrodefesa (Despacho Nº 51/2020) em resposta a solicitação da FAEG frente orientações sobre o tema. Clique no link para acessar a cópia do Despacho da Agrodefesa: https://bit.ly/3iuWXx1.

Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás-Faeg

Áreas de atuação

Veja também

Hub

Notícias

Hub Campo Lab fortalece parceria com startups em missão técnica na Fazenda Reunidas Baumgart

Produtores

Produtores rurais devem consultar credenciamento de empresas na Sefaz para evitar autuações

Pecuaristas

Pecuaristas de leite de Caldas Novas aumentam produção em 24% com ATeG

Imagem