Como acontece todos os anos, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, recebeu presidentes de Sindicatos Rurais (SRs) e representantes do setor para apresentar o balanço e o relatório de atividades de 2016 em assembleia ordinária nesta sexta-feira, 30. Em pauta, a apresentação do Relatório de Atividades 2016 que destaca as principais ações realizadas pela Faeg e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás): os números de treinamentos e pessoas capacitadas durante o ano passado, além da Prestação de Contas e do Balanço Anual da Faeg.
A mesa diretora foi formada pelo presidente, José Mário Schreiner; 1° vice-presidente, Bartolomeu Braz Pereira; 2° vice-presidente, Luciano Jayme Guimarães; 1° vice-presidente Institucional, Eduardo Veras; 2° vice-presidente Institucional, Gustavo Castro; 1º vice-presidente Administrativo, Eurípedes Bassamurfo; 2° vice-presidente Administrativo, Ailton José Vilela; presidente do Conselho Fiscal, Rômulo Pereira da Costa; superintendente da Faeg, Claudinei Rigonatto.
Novidades
O destaque do evento foi a oficialização do acordo com a Câmara de Arbitragem e Mediação da Associação Comercial e Industrial de Rio Verde. A partir de agora, o agronegócio goiano será amparado pela Federação e Sindicatos Rurais (SR) com a adoção de práticas adequadas de resolução de conflitos, por meio de métodos de negociação, conciliação, mediação e arbitragem, evitando prejuízos à imagem da marca junto ao mercado, além dos altos custos que os processos judiciais acarretam.
Segundo a vice-presidente da CAM/Acirv, Ana Paula Cabral Barbosa, o convênio foi intermediado por meio do Sindicato Rural (SR) de Rio Verde, que tem como representante o presidente Luciano Guimarães. Segundo ela, o convênio permite não levar ao judiciário conflitos de natureza empresarial e direitos disponíveis que podem ser resolvidos pelos métodos adequados de resolução de conflitos, mediação, negociação, conciliação e arbitragem. “O produtor rural, o empresário rural, poderá agora utilizar um método se soluções de conflito que seja através do judiciário. É adequado à atualidade, porque acompanha o agronegócio”, comenta.
A parceria foi feita primeiramente com o SR de Rio Verde e agora a Faeg é a primeira Federação do país a também oferecer este serviço. Os associados aos Sindicatos Rurais e à Federação terão direito de utilizar os serviços da CAM/Acirv com o mesmo desconto sobre a tabela de custos oferecidos aos associados da Acirv.
Para José Mário Schreiner, o convênio será uma solução imediata para conflitos ligados ao meio rural. “Iremos orientar nossos produtores como deverão proceder em relação às melhores práticas. Teremos ainda mais força dentro do agro, porque passaremos a propor soluções pacíficas, evitando prejuízos ao produtor rural”, argumenta o presidente da Faeg.
Dias melhores para o produtor
Relembrando o importante papel social do Sistema Faeg/Senar, José Mário fez uma abordagem minuciosa sobre as dificuldades enfrentadas pelo homem do campo quanto a falta de segurança e reforçou o empenho do Sistema Faeg Senar para implantar o modelo de patrulha rural Georreferenciada em todo estado. “O programa deu certo em Catalão e serviu de modelo para ampliarmos em conjunto com nossos Sindicatos em outros municípios. O monitoramento por meio de georreferenciamento facilita a ação policial de forma rápida e efetiva. Nossa intenção é que o programa chegue em todo Estado, reprimindo e reduzindo os roubos no meio rural”, ressaltou o presidente da Faeg.
Texto: Juliana Barros e Fabiane Fagundes
Foto: Fredox Carvalho