O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, reuniu nesta terça-feira (24), com o secretário da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), Hwaskar Fagundes. Entre os assuntos em discussão estavam o decreto emergencial da Bacia do Meia Ponte e seus desdobramentos, a volta do funcionamento da Web Licença – que dificulta a retirada de custeios – e a demora nas análises dos processos ambientais e das outorgas. A reunião ocorreu na sede da secretária, em Goiânia (GO).
Para o presidente da Faeg, José Mário, é fundamental apresentar as demandas do setor produtivo diante da grande dificuldade na regularização ambiental das propriedades rurais de Goiás. “Solicitei mais cautela no ato da fiscalização para que seja o mais educativo possível e não cause trauma durante a abordagem nas propriedades. Isso fará com que o produtor busque sua adequação junto aos órgãos competentes”, disse. Na ocasião, José Mário colocou à disposição o corpo técnico do Sistema Faeg Senar para trabalhar em conjunto com os técnicos da Secima em busca de melhorar a análise dos processos ambientais.
Em relação ao decreto da Bacia do Meia Ponte, a consultora técnica do Sistema Faeg Senar, Jordana Sara, destacou que o monitoramento das demandas hídricas no meia ponte precisam ser acompanhadas semanalmente para que não venha existir reduções nas vazões já outorgadas. “O balanço hídrico da bacia deve ser revisto para que se conheça os limites a serem outorgados em cada setor usuário”, reforçou.
Hwaskar destacou durante a reunião a busca de novas ferramentas para a modernização no trabalho da Secima e pontuou a necessidade de parcerias com outros estados e instituições para sanar os problemas de demora na análise das outorgas, melhoria no transporte para que as vistorias sejam realizadas em tempo hábil, incentivos por produtividade aos servidores da Secima e operacionalizar a web licença.
Presenças
Esteve presente na reunião o vice-presidente institucional da Faeg, Edurado Veras, o presidente da Comissão de Irrigação da Faeg, Eduardo Cabral e o gestor do Departamento Técnico do Senar Goiás, Marcelo Lessa.
Texto: Assessoria de Comunicação do Sistema Faeg Senar
Foto: Fredox Carvalho