Faeg disponibiliza Relatório Técnico do Desempenho do Crédito Rural em Goiás –Safra 2023/2024

O documento desenvolvido pelo assessor de agricultura da Federação da Agricultura e pecuária de Goiás (Faeg), Leonardo Machado, concluiu que na safra 2023/2024, observou-se um crescimento nas aplicações de crédito rural em Goiás, porém um avanço menor do que visto no restante do país, fazendo com que a participação do estado nas aplicações nacionais reduzisse.

Em relação aos tipos de crédito, o custeio continua sendo o principal no estado. Porém, o maior crescimento na safra 2023/2024 ocorreu na modalidade industrialização e comercialização, com 64% e 35%, respectivamente. Analisando os programas do crédito rural em Goiás, a modalidade sem programa é a principal, com 83% do total dos recursos aplicados.

Sobre os agentes financeiros de aplicação dos recursos do crédito rural em Goiás, o destaque fica por conta dos bancos públicos, com 69% de participação. A participação majoritária dos bancos públicos se deve ao maior desempenho do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Analisando as fontes de recursos do crédito rural aplicado em Goiás, observa-se que a principal é a LCA, responsável por quase 50% dos recursos aplicados no estado. Em contrapartida, observa-se que a poupança rural e a fonte de recursos obrigatórios recuou na safra 2023/2024, quando comprado com a safra anterior. Este cenário, contribuiu para um recuo maior no controlados e avanço nos não controlados em Goiás.

Acesse o Relatório Técnico do Desempenho do Crédito Rural em Goiás –Safra 2023/2024, clicando aqui..

Comunicação Sistema Faeg/Senar

Áreas de atuação

Veja também

ESG

Notícias

ESG avança nas empresas rurais goianas

Queijos

Notícias

Queijos suíços produzidos em Goiás alcançam mais mercado com assistência do Senar Goiás

Qualificação

Notícias

Qualificação fortalece a arte e o empreendedorismo

Imagem