Faeg e CNA se reúnem com órgãos de segurança de ES e GO para discutir ações de segurança rural

Imagem

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por meio de seu Instituto, participou na terça (8), em Goiânia, de uma reunião em que representantes da Secretaria de Segurança Pública e Polícia Militar do Espírito Santo foram conhecer o modelo de policiamento rural de Goiás.

A iniciativa foi um desdobramento dos painéis de segurança rural realizados pela CNA, o último na semana passada, em Brasília, e que reuniu instituições de segurança pública de 14 estados e do Distrito Federal. A CNA tem promovido debates sobre o tema com o intuito de contribuir para reunir propostas para combater a criminalidade no campo, juntamente com as federações de agricultura e pecuária e órgãos de segurança pública.

“Isso demonstra como os painéis têm surtido efeito. Não é a primeira comitiva que Goiás recebe e boa parte disso veio a partir dos nossos painéis que amplia a divulgação das ações que as polícias militares vêm fazendo pelo país”, ressaltou o coordenador administrativo do Instituto CNA, Carlos Frederico Dias.

A experiência bem sucedida de Goiás, em que o policiamento no campo é feito em parceria com produtores rurais por meio do programa Patrulha rural Georreferenciada, despertou o interesse de outras unidades da federação no combate à criminalidade na zona rural.

“Vimos aqui um bom exemplo de parceria público-privada, planejada conjuntamente, com um projeto desenvolvido em parceria e observamos o sucesso nos resultados, com policiais extremamente motivados e dedicados a uma causa que protege a economia do estado”, destacou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo, Roberto Sá.

O Fundo de Desenvolvimento da Pecuária de Goiás (Fundepec), mantido por produtores rurais do estado para ações de defesa sanitária, juntamente com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) é um dos parceiros do programa de patrulhamento rural goiano. O diretor-executivo do Fundo, Uacir Bernardes, destacou a importância da iniciativa para proteger a sanidade dos animais contra roubos.

“Vendo o trabalho da patrulha, em que eles fazem o georreferenciamento, conhecem os produtores e a marca de gado de cada um, nós vimos um potencial e união de forças para manter não só a integridade física do produtor e a segurança da propriedade, mas também a segurança sanitária animal”.

A Faeg, foi representada pelo analista jurídico da instituição e presidente do Conselho de Segurança Rural de Goiás (CONSEG-GO), Augusto César de Andrade.

Assessoria de Comunicação CNA

Comunicação Sistema Faeg/Senar

Áreas de atuação

Veja também

Aplicativo

Notícia

Aplicativo Leite Bem, do Senar Goiás, ajuda a economizar 20% com custos de produção

Feijão

Notícias

Feijão de melhor qualidade puxa alta de preços, mas valores seguem abaixo da média histórica

Muito

Caso de Sucesso

Muito além de um docinho

Imagem