AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Faeg e entidades buscam alternativas para queda nas importações chinesas de soja

Imagem

Representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), da Aprosoja-GO e Aprosoja Brasil, se reuniram com a área de comércio exterior do governo estadual na última quinta-feira (18), em Goiânia.

Preocupado com os impactos da queda nas importações chinesas de soja (motivada, em grande parte, pela gripe suína) sobre a balança comercial de Goiás, o governo propôs a reunião para ouvir as demandas do setor produtivo, debater alternativas e traçar políticas públicas.

As entidades ressaltaram que o mercado da soja acaba se reajustando e deve continuar livre, sem qualquer tipo de interferência governamental. Até porque a produção goiana atende tanto o mercado interno quanto o externo e as decisões de venda do produtor devem continuar sendo pautadas pela competitividade de preço que o comprador oferece.

Nesse sentido, as entidades apresentaram demandas que, se atendidas, contribuirão para diversificar e avançar a cadeia de grãos em Goiás. Primeiro, desatar várias travas tributárias, por exemplo, em relação ao ICMS, que têm afetado especialmente a comercialização de milho e feijão.

Também foi sugerida ao governo a prospecção de mercados para a exportação de pulses (como feijão caupi e grão de bico), notadamente, para países asiáticos, como a Índia. Essa seria uma alternativa de renda aos produtores, com resultados imediatos, já que as fazendas têm estrutura para produzir essas leguminosas; há disponibilidade de sementes no mercado; e a Embrapa Arroz e Feijão, sediada em Goiás, poderia atuar na pesquisa e transferência de tecnologia.

Participaram da reunião, o vice-presidente institucional da Faeg, Eduardo Veras; o diretor-executivo do Ifag, Edson Novaes; o analista de mercado da Faeg, Pedro Arantes, o presidente da Aprosoja-GO, Adriano Barzotto; o presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz; o consultor técnico da Aprosoja-GO, Cristiano Palavro;

Fonte: Aprosoja-GO com adaptações do Sistema Faeg/Senar.


Áreas de atuação

Veja também

Curso

Notícia

Curso de produção de ovos do Senar Goiás oferece novas possibilidades de renda com avicultura

Do

Desafio AgroStartup 2024

Do Campo ao Futuro: Soluções Inovadoras emergindo no AgroStartup 2024

Há

Notícia

Há 16 anos o Senar Goiás leva qualidade de vida para a família rural com o Campo Saúde

Imagem