Faeg e produtores rurais participam de audiência pública em Brasília

Imagem

tecnoshow 2017 larissa melo 137Comitivas de produtores rurais de todo o estado de Goiás e representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e de Sindicatos Rurais (SRs) de municípios goianos vão participar nesta quarta-feira (3), a partir das 9 horas, no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, em Brasília (DF), de audiência pública sobre a aprovação da cobrança do Fundo de Assistência ao Produtor Rural (Funrural). O objetivo é debater os efeitos do julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) pela constitucionalidade da cobrança do Funrural. A audiência pública, que será conjunta da Câmara Federal e do Senado, terá a presença também de empresários e demais entidades ligadas ao agro de todo o país. Além de discutir os efeitos da aprovação da cobrança do Funrural, a proposta é mostrar também a força do campo.

Atuação

No dia 11 de abril, a Faeg realizou assembleia geral extraordinária com a presença de representantes dos Sindicatos Rurais do estado, para tratar dos caminhos a serem tomados após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) pela constitucionalidade do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural). Na ocasião foi mantido o posicionamento unânime, em divergência ao da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), sendo justificado pela grande diversidade de atividades que compõem o setor produtivo rural, já que a medida prejudica boa parcela de produtores de várias cadeias produtivas de Goiás.

A assembleia geral da Faeg definiu diversos encaminhamentos de ações em busca de solucionar o problema, tais como:

1) Ação política para edição e aprovação de uma Medida Provisória visando a remissão do passivo gerado pela decisão do STF, bem como, compensar os que contribuíram ou fizeram depósitos judiciais com créditos futuros;

2) Negociações para inserir propostas na reforma previdenciária, visando criar um regime optativo para recolhimento da contribuição previdenciária patronal rural, em folha de pagamento ou sobre a comercialização;

3) Inserção do benefício de aposentadoria do produtor rural no valor da contribuição previdenciária;

4) Redução da alíquota cobrada, de acordo com estudo que contemple as diferentes atividades rurais;

5) Criação de um Comitê permanente de trabalho, formado por Sindicatos Rurais (SRs), entidades do setor, lideranças, produtores e juristas para acompanhar as negociações e buscar soluções para a questão do Funrural.

Ficha técnica

Audiência Pública em Brasília

Data: 3 de maio de 2017 (quarta-feira)

Horário: 9 horas

Local: auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, em Brasília (DF)

Áreas de atuação

Veja também

Aumento

Análise

Aumento da taxa de juros do FCO encarece credito para produtor rural

Fruticultura

Notícias

Fruticultura da manga: Senar Goiás lança curso para estimular cultivo no estado

Palestra

Notícias

Palestra “Do Bezerro ao Boi Gordo” destaca integração tecnológica no ciclo pecuário

Imagem