Faeg e Sefaz orientam sobre a importância dos benefícios fiscais

Imagem

whatsapp image 2018 01 23 at 09.26.12A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e a Secretaria de Estado da Fazenda de Goiás (Sefaz) reuniram nesta terça-feira (23), para acertar encontros com produtores rurais do Sudoeste goiano, esclarecendo questões quanto aos usos de procuração, benefícios fiscais e sonegação de impostos. “A intenção da Faeg é apoiar a Secretaria da Fazenda na orientação ao produtor rural. Quando o corretor não recolhe o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) na emissão da Nota Fiscal, isso acaba prejudicando o produtor”, destaca o presidente do Sistema Faeg, José Mário Schreiner.

Neste sentido, a Faeg vai agendar reuniões com os produtores de grãos do Sudoeste do Estado para orientar os produtores da importância dos benefícios fiscais. Na ocasião, José Mário reivindicou a volta dos créditos outorgados para milho e feijão, já que no caso do milho a legislação estabelece crédito outorgado de 9% e atualmente a Sefaz concede o benefício de 6%. No caso do feijão, o crédito outorgado que era de 9%, reduziu para 7%, aumentando a carga tributária sobre o setor. “Isso significa aumento de carga tributária”, explicou o presidente do Sistema Faeg. Ao mesmo tempo, José Mário também solicitou resposta da Sefaz a respeito das autuações dos produtores rurais que emitiram TTA e GTA, e que tiveram apenas movimentação física, sem comercialização, caso em que não houve incidência de ICMS. A Sefaz ficou de responder as demandas da Faeg.

O gerente de Arrecadação e Fiscalização, Luciano Pessoa, comentou ainda que o uso de procuração específica para o setor vem no mesmo sentido de proteger o produtor rural. Desde dezembro do ano passado, a Sefaz exige procuração específica, com validade de 180 dias, para a pessoa física ou jurídica que comercializa produtos agrícolas. O documento fiscal avulso pode ser emitido nas Agenfas, Delegacias Regionais e unidades Vapt Vupt. Também estiveram na reunião: o diretor Executivo do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás, Edson Novaes, e o coordenador de Agronegócio da Sefaz, Geraldo Saad.

Texto: Faeg, com informações da Comunicação Setorial da Sefaz

Áreas de atuação

Veja também

Faeg

Notícias

Faeg manifesta preocupação com tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros

Colheita

Notícias

Colheita de feijão chega com queda de preços

Senar

Notícias

Senar Goiás promove o Fórum de Carreiras em Goianésia para impulsionar a empregabilidade no agro

Imagem