Faeg emite carta informativa sobre procedimento do CAR e PRA

Imagem

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, enviou, na última quinta-feira (8/5), carta aos produtores rurais do estado que informa sobre os procedimentos do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Programa de Regularização Ambiental (PRA).

O documento oferece informações sobre a Instrução Normativa nº 02/2014, publicada no Diário Oficial da União na terça-feira (6/5). Leia carta na íntegra:

Decreto regulamenta Programa de Regularização Ambiental (PRA) e Instrução Normativa define procedimentos gerais do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Passados exatos dois anos da aprovação da Lei 12.651/2012 que instituiu o Novo Código Florestal no país, e criou as ferramentas do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Programa de Regularização Ambiental (PRA), foi publicado nessa terça feira, 06 de maio, a Instrução Normativa n° 02/2014, no Diário Oficial da União.

Esse documento apresenta os procedimentos para a integração, execução e compatibilização do Sistema de Cadastro Ambiental Rural – SICAR e define os procedimentos gerais do Cadastro Ambiental Rural – CAR, passando a contar o prazo de um ano prorrogável por mais um para a inscrição de todos os imóveis rurais do país no CAR.

O sistema online já está disponível para cadastramento e emitindo no momento da finalização o recibo de inscrição no CAR. Com posse do recibo faz-se o cumprimento do dispositivo no § 2º do art. 14 da Lei 12.651, o qual define que o proprietário ou possuidor rural não poderá ser imputada sanção administrativa, inclusive restrição a direitos, por qualquer órgão ambiental competente integrante do Sisnama, em razão da não formalização da área de Reserva Legal.

No momento do cadastro no CAR o produtor deve fica bastante atendo as ferramentas que a nova legislação coloca à disposição, como o Programa de Regularização Ambiental (PRA). Esse programa permite que as propriedades com passivos ambientais tenham um prazo estabelecido pelo PRA para que a regularização ambiental seja concluída. No ato da inscrição no CAR o produtor deve declarar interesse de adesão ao programa, assim como Cota de Reserva Legal (CRA), no caso de excedente florestal.

O PRA foi publicado na última segunda feira, 05 de maio, na Edição Extra no Diário Oficial da União, Decreto n° 8.235, estabelecendo as normas gerais complementares ao PRA e instituindo o Programa Mais Ambiente.

Atenciosamente,

José Mário Schreiner

Presidente do Sistema FAEG/SENAR

Áreas de atuação

Veja também

Aplicativo

Notícia

Aplicativo Leite Bem, do Senar Goiás, ajuda a economizar 20% com custos de produção

Feijão

Notícias

Feijão de melhor qualidade puxa alta de preços, mas valores seguem abaixo da média histórica

Muito

Caso de Sucesso

Muito além de um docinho

Imagem