Faeg participa da abertura da 72ª Exposição Agropecuária de Goiânia

Imagem

abertura exposicao sgpa larissa melo 40Margeada pela expectativa que já, comumente, antecede o início da Exposição Agropecuária de Goiás, a 72ª edição do evento foi aberta oficialmente na manhã desta sexta-feira (19). O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária (Faeg), José Mário Schreiner, compareceu e fez questão de elogiar o trabalho realizado pela Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), agora sob o comando de Tasso Jayme. A abertura foi realizada no Parque de Exposições do Setor Nova Vila, em Goiânia, e Schreiner destacou a importância da agricultura e da pecuária para a manutenção da saúde financeira dos cofres públicos. A Exposição Agropecuária de Goiás segue até o dia 28 de maio.

De acordo com Tasso Jayme, em 2017, todos os pavilhões de bovinos e baias de equinos estão lotados, resgatando o antigo modelo da exposição. “Na área de gastronomia, nós tivemos uma inovação. Na área de shows, nós temos cinco grandes shows com os melhores sertanejos do país, enfim, o nosso compromisso é que a população de Goiânia possa ter uma festa à altura, com segurança e tranquilidade”, disse ele.

Segundo o presidente da SGPA, a estimativa de negociações durante a pecuária de Goiânia é de, aproximadamente, R$ 5 milhões. No entanto, para ele, os valores devem ser revistos após os fatos políticos ocorridos nesta semana. “Essa crise nos pegou de surpresa. Como é uma bomba que estourou, nós ainda não temos como mensurar o desgaste deste problema. Desde ontem, a JBS já não compra mais gado à vista, somente com 30 dias, isso já é um indício de baixa nos preços da pecuária de corte, o que traz muita insegurança para o mercado da carne”, destacou.abertura exposicao sgpa larissa melo 47

Já o ministro interino da Agricultura, Eumar Novacki, afirmou que o cenário é positivo para a agricultura. “O momento é positivo para a agricultura e pecuária, e as feiras são uma prova disso. Todas as que nós participamos foram um sucesso. Nós viemos trazer novidades, o Ministério da Agricultura lança aqui o Agromais Produtor Rural, programa de qualificação para o pequeno produtor, com investimento de quase R$ 3 milhões, em que mais de mil famílias serão atendidas, o que aquece a economia que é o que nós precisamos.

Palestras

Seguindo a programação da exposição, no dia 22 de maio, às 10 horas, José Mário ministrará palestra a alunos do 3º ano do ensino médio na Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA). Ele abordará o tema ‘Mercado futuro das profissões das Ciências Agrárias’. Já no dia 23 de maio, às 10 horas, o superintendente do Senar Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, vai debater o mesmo tema com cerca de 130 alunos. O objetivo das palestras é mostrar a importância das profissões que integram as ciências agrárias e traçar cenários e expectativas para esses mercados.

Estrutura

Com uma grande estrutura localizada na Alameda Cultural no Parque de Exposições, a Faeg, o Senar Goiás e o Sebrae vão promover ações e atividades nos 10 dias do evento, das 9 às 18 horas. Estão programadas demonstrações de cursos e treinamentos, vitrine do artesanato, mini modelos de estrutura de piscicultura em bioflocos, modelo de agroflorestal, sistema PAIS (horta com canteiros circulares e galinheiro no centro), palestras, entre outros. Segundo a gerente de Formação Profissional Rural (FPR) do Senar Goiás, Samantha Andrade, serão realizadas apenas demonstrações, ilustrando o que é ministrado nos cursos da entidade. “As demonstrações vão ser em formato dinâmico e participativo para os visitantes, no que tange à produção de defumados suínos, panificação e produtos derivados de mandioca e milho, apicultura e produção de mel, produção de cachaça artesanal, assim como produção de melado e rapadura artesanal”, destaca.

Ela acrescenta ainda que instrutores da entidade estarão à disposição do público para orientar e sanar possíveis dúvidas que possam surgir sobre cursos, treinamentos e programas. Samantha reforça ainda a parceria junto ao Sebrae Goiás, que permitirá disponibilizar o espaço do produtor. “Será destinado para que esse público se sinta acomodado durante a feira, no período em que visita novos produtos e os animais”, enfatiza.

Exposição

A 72ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás será realizada no período de 19 a 28 de maio. Neste ano, a perspectiva é de mais de 700 animais bovinos nos pavilhões. Segundo a vice-presidente da SGPA, Ana Maria Passani Miranda, a exposição deste ano tem como objetivo proporcionar o encontro das famílias, o encontro dos amigos e o encontro de gerações. “A SGPA teve preocupação de integrar a parte institucional de cursos voltados às ciências agrárias à prática, ou seja, da vivência durante a festa. Vamos ter 50 monitores das diversas de instituições de ensino do Estado, provenientes dos cursos de veterinária, zootecnia e agronomia. Eles estarão presentes na exposição auxiliando expositores, tratadores e a população com orientações técnicas das raças, nutrição entre outros assuntos pertinentes”, afirma.

Ana acrescenta ainda que a feira terá um pavilhão de produção da Associação Goiana dos Criadores de Zebu (AGCZ), entidade presidida por Vagner Miranda, com animais de criatórios do País todo. O objetivo é mostrar o melhor na genética de zebuínos para maior produção de carnes. “Precisamos de animais com a qualidade da carne à altura do mercado cada dia mais exigente”, diz.

Texto: Gerência de Comunicação da Faeg

Fotos: Larissa Melo

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar Goiás promove Fórum de Empregabilidade por meio do programa Talentos do Campo em Goianésia

Senar

Notícias

Senar Goiás orienta sobre contratação do plano safra 2025/26

Encontro

Notícias

Encontro estadual de técnicos de campo reúne mais de 700 profissionais para qualificação e celebra expansão da ATeG

Imagem